Cabo Verde: Bispo do Mindelo ordenado em Lisboa (redação corrigida)

Cardeal-patriarca deseja que D. Ildo Fortes seja «ponte» entre as duas igrejas

Lisboa, 03 abr 2011 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, ordenou hoje como bispo D. Ildo Fortes, nomeado por Bento XVI para a diocese do Mindelo, em Cabo Verde, deixando votos de que o prelado faça a “ponte entre as duas igrejas” lusófonas.

“Consagramos hoje um bispo que será a ponte entre as duas igrejas, entre os dois mundos”, disse o patriarca de Lisboa, durante a homilia da celebração.

A cerimónia de ordenação do novo bispo do Mindelo decorreu esta tarde na igreja de São Vicente de Fora, em Lisboa, com a presença de D. Arlindo Gomes Furtado, bispo de Santiago de Cabo Verde, e D. Manuel Clemente, bispo do Porto, como consagrantes.

“Que seja este ardor missionário e esta luz da fé que continue a unir as nossas igrejas de um modo muito particular”, pediu D. José Policarpo.

A entrada oficial do novo bispo na diocese do Mindelo está marcada para 10 de abril.

Ildo Augusto dos Santos Lopes Fortes, de 46 anos, sacerdote cabo-verdiano formado no patriarcado de Lisboa, foi nomeado por Bento XVI a 25 de janeiro deste ano, sucedendo a D. Arlindo Gomes Furtado.

O novo bispo nasceu a 13 de dezembro de 1964, na ilha do Sal, Cabo Verde, tendo feito o seu percurso de preparação para o sacerdócio nos seminários de Caparide, de Almada e dos Olivais, do patriarcado de Lisboa.

A sua ordenação sacerdotal aconteceu a 29 de novembro de 1992, passando depois por várias paróquias da diocese portuguesa e do Mindelo, neste caso em duas experiências como missionário «fidei donum» (2005-2007 e de 2008 até hoje), ou seja, enviado pela diocese lisboeta.

Mestre em Teologia Sistemática e com licenciatura canónica em Teologia Pastoral, D. Ildo Fortes apresentou no ano de 2000 uma a tese sobre o tema «O Espírito Santo e a Igreja em S. Ireneu de Lião».

Em Lisboa foi assistente do então Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil, pároco de S. João da Talha, Bobadela e Carcavelos, a sua última missão pastoral no continente português.

O novo bispo era, até à sua nomeação, chanceler da diocese do Mindelo e responsável pela paróquia de São Vicente, na ilha com o mesmo nome, no noroeste do arquipélago africano.

A diocese de Mindelo foi criada em 2003, por João Paulo II, englobando 166 mil habitantes (149 mil católicos, segundo o Vaticano).

RR/OC

(Notícia actualizada às 18:26, 04.04.2011)

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top