«Cabaz de Conversas»: «Quarentões» preparam uma quadra natalícia diferente em Mira d´Aire (c/vídeo)

Festa da padroeira sempre se realizou entre o dia de Natal e o dia de Ano Novo

 

Leiria, 16 dez 2020 (Ecclesia) – O padre Luis Ferreira, pároco em Mira d´Aire (Diocese de Leiria – Fátima) disse à Agência ECCLESIA que “os mirenses procuraram ao longo do tempo”, juntar a festa da sua padroeira (Nossa Senhora do Amparo) “ao nascimento do Filho, ao Natal”.

A Festa de Nossa Senhora do Amparo tem a particularidade de ser organizada pelos «quarentões», pessoas que celebram os 40 anos no ano da festa, e “é uma maneira de eles retribuírem à comunidade aquilo que receberam”, frisou o entrevistado de hoje na iniciativa ‘Cabaz de Conversas’, promovida pela Agência ECCLESIA neste tempo de Advento.

Esta localidade, tal como outras de norte a sul do país, tem “muitos emigrantes” e era na época natalícia que voltavam “à sua terra para se juntar à sua família”, reconhece o pároco.

“Uma forma de congregar os habitantes e os emigrantes na terra” no período de Natal para celebrar a sua padroeira.

Embora mantendo o “fulcro” na época natalícia, os quarentões desenvolvem vários eventos durante todo o ano e colaboram em celebrações de “carácter comunitário e religioso”.

Todo o mês de dezembro é dedicado às festividades, embora seja a semana antes do Natal e a seguinte, até ao dia de ano novo, o ponto alto.

Neste tempo realizam-se múltiplas iniciativas, “algumas das quais já ganharam um sentido de tradição forte, como por exemplo o acender do fogo ao cair da noite do dia 24 de dezembro”.

O momento é para os mirenses e muitos forasteiros “muito simbólico” e no seguimento “os quarentões distribuem prendas natalícias a todas as crianças presentes”.

Entre 25 de dezembro e 1 de janeiro realizam-se “vários leilões de oferendas”, que normalmente agregam muitos mirenses.

“Este ano vai ser diferente devido às circunstâncias que se vivem, mas é uma tradição muito típica e aqui, ao contrário de outras terras a festa da padroeira sempre se realizou entre o dia de Natal e o dia de Ano Novo”, observa o padre Luis Ferreira.

A Agência ECCLESIA, com as dioceses portuguesas, vai entregar um cabaz de Natal às Irmãs Dominicanas do Rosário que ajudam cerca de 100 famílias nos bairros na zona de Calhariz Velho (Lisboa).

LFS/OC

Partilhar:
Scroll to Top