Bruxelas discute discriminação religiosa

Decorre esta Quarta-feira em Bruxelas um seminário subordinado ao tema “A função dos líderes religiosos na luta contra a discriminação e a difamação da religião”.

A iniciativa é da responsabilidade da Comissão dos Episcopados da Comunidade Europeia (COMECE). Nela colaboram ainda o departamento de Bruxelas da Igreja Evangélica na Alemanha e a Fundação Konrad Adenauer.

De acordo com um comunicado da COMECE, o objectivo é “perceber quais são os ensinamentos a retirar, a partir das experiências de difamação religiosa na Europa e como é que as Igrejas e as comunidades religiosas podem responder a esse tipo de discriminação”.

Encontrar caminhos para uma sociedade mais tolerante e pacífica, e formas de interacção com a sociedade civil e com a política, são aspectos que também vão dominar o debate desta tarde.

Marcam presença, entre outros, o Martin Affolderbach, da Igreja Evangélica Alemã; Ali Özgür Özdil, director do Instituto de Ciência e Educação de Hambugo; e o líder da Grande Sinagoga da Europa, Albert Guigui.

A moderação estará a cargo de Peter Weilemann, director do Serviço Europeu da Fundação Konrad Adenauer.

O seminário está integrado no 2.º ciclo de encontros sobre o diálogo inter-religioso, intitulado “Islão, Cristianismo e Europa”.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top