Iniciativa inserida nos 60 anos do Tratado de Roma quer afirmar importância da UE enquanto «projeto de paz»
Bruxelas, 22 mar 2017 (Ecclesia) – Os bispos católicos da União Europeia vão reunir-se em Bruxelas a partir de hoje “para debaterem o futuro da Europa”.
Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a Comissão dos Episcopados Católicos da União Europeia (COMECE) explica que a iniciativa, que decorrer até ao dia 31, insere-se na celebração dos 60 anos da assinatura do Tratado de Roma, que em 1957 marcou a constituição da UE, inicialmente designada como Comunidade Económica Europeia.
De acordo com aquele organismo, a referida assembleia vai ainda servir para “preparar o congresso europeu da COMECE que terá lugar entre 27 e 29 de outubro no Vaticano”.
“Os bispos terão oportunidade de dialogar com peritos académicos e políticos em ordem a responder da melhor forma aos principais desafios da Europa atual”, pode ler-se.
Colocar a pessoa humana de novo no centro das políticas públicas da UE “é a grande mensagem” que a Igreja Católica quer transmitir.
Uma preocupação que o presidente da COMECE, o cardeal Reinhard Marx, e o presidente da Conferência das Igrejas Europeias, o bispo Christopher Hill, pretendem transmitir a Jean-Claude Juncker, responsável máximo da Comissão Europeia, num encontro que terá lugar a 31 de março em Bruxelas.
JCP