Durante 19 meses, a cruz e o ícone de Nossa Senhora vão peregrinar pelas 41 arquidioceses e 210 dioceses do país
Lisboa, 17 set 2011 (Ecclesia) – A arquidiocese de São Paulo, no Brasil, prepara-se para acolher este domingo a cruz e ícone de Nossa Senhora, símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) que o país vai organizar em 2013.
Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o arcebispo local, D. Odílio Pedro Scherer, considera que a passagem daqueles dois objetos de fé pelas suas paróquias e por todas as comunidades cristãs do Brasil “ajudará o povo a tomar consciência da jornada que está a ser preparada”.
Até ao arranque das JMJ, daqui a dois anos no Rio de Janeiro, a cruz e o ícone vão realizar uma longa peregrinação, marcada por diversas iniciativas de caráter religioso e cultural.
No caso de São Paulo, foi preparada uma grande festa, denominada “Bota Fé”, no Campo de Marte, entre as 9h00 e as 21h00, sendo que a chegada dos dois símbolos está prevista para as quatro da tarde.
De acordo com o padre António Dobrado, um dos coordenadores do evento, o programa contempla “shows, reflexões sobre a jornada e testemunhos de peregrinos que participaram nas últimas JMJ, em Madrid”.
Ao todo, a cruz e o ícone de Nossa Senhora vão efetuar 19 meses de caminhada, abrangendo 274 dioceses e milhões de jovens brasileiros que os responsáveis eclesiais esperam ver comprometidos na fé.
Para já, o presidente da Comissão Episcopal Pastoral pela Juventude, D. Eduardo Pinheiro, saúda o facto de Bento XVI ter escolhido o Brasil como palco da próxima edição do maior evento juvenil da Igreja Católica.
“É uma clara demonstração de amor e carinho do Papa para com o nosso país e dos jovens brasileiros”, salienta.
JCP