Brasil: Santa Sé autoriza início do processo diocesano de beatificação de D. Hélder da Câmara

Brasília, 10 abr 2015 (Ecclesia) – A Arquidiocese de Olinda e Recife revelou que recebeu da Santa Sé uma carta que permite o início da fase diocesana da causa de beatificação e canonização de D. Hélder da Câmara.

“Tenho um carinho enorme por D. Hélder e desde que cheguei à arquidiocese há esse desejo do povo de Deus. Enviamos o pedido no dia 27 de maio do ano passado e surpreendeu-nos positivamente a resposta rápida da Santa Sé”, disse o arcebispo de Olinda e Recife, numa conferência de imprensa esta quarta-feira aquando a assinatura do edital que torna pública a autorização da Santa Sé.

D. Antônio Fernando Saburido assinalou que vão “trabalhar para concluir a etapa diocesana do processo” para depois o Vaticano realizar a outra parte do processo.

Neste contexto, o prelado marcou o início da etapa diocesana do processo de beatificação do bispo brasileiro para as 09h00, do dia 3 de maio.

Segundo a Conferência Nacional de Bispos do Brasil, neste data o prelado vai apresentar os membros da comissão jurídica responsável por reconhecer as “virtudes heroicas” do “dom da Paz”, como D. Hélder da Câmara (Fortaleza, 7 de fevereiro de 1909 – Recife, 27 de agosto de 1999) é conhecido, numa Eucaristia.

“O objetivo será analisar os novos textos publicados por D. Hélder e ouvir pessoas que tiveram contacto com o servo de Deus. Também será fundamental a atuação das comissões histórica e teológica, esta última ainda vai ser criada”, explicou o postulador da causa de beatificação e canonização, frei Jociel Gomes.

Após a fase diocesana do processo de beatificação vai ser elaborado a ‘positio’, um compêndio dos relatos e estudos realizados pela comissão jurídica, por um relator nomeado pela Congregação para a Causa dos Santos (Santa Sé).

CB

Partilhar:
Scroll to Top