«Sou baptizado? Então devo ser missionário! Se não sou missionário, então… não sou cristão!». É com estas palavras de D. Pedro Casaldáliga que a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) anunciou a realização do primeiro Encontro de Missionários na (e da) Amazónia.
“Depois de mais de um ano visitando as Comunidades enviadas em missão, surge a necessidade de ampliarmos o espaço de escuta, partilha e comunhão”, refere uma carta assinada pela presidente da CRB, Irmã Márian Ambrósio. O encontro ocorrerá na capital do estado, Manaus, entre 5 e 7 de Outubro.
Além das grandes distâncias entre as dioceses, os recursos financeiros das comunidades missionárias são escassos. Por isso, a organização está a angariar patrocínios que subsidiem o custo das passagens aéreas.
A Amazónia é o maior estado do Brasil, com uma superfície 16 vezes superior à área de Portugal. A população (aproximadamente 3,3 milhões) é composta por pardos ou mestiços (66,9%), brancos (24,2%), negros (3,1%), indígenas (4,0%) e amarelos (0,3%). Cerca de metade dos habitantes reside em Manaus. Os acessos às cidades e povoações são feitos principalmente por via fluvial e aérea.