Brasil: Presidente da CNBB afirma que é necessário «superar problemas que estão na contramão da independência»

D. Walmor Oliveira de Azevedo deseja que as celebrações do dia 7 de setembro permitam «passos novos» em ordem a uma «política melhor»

Brasília, 07 set 2022 (Ecclesia) – O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) afirma que é necessário dar “passos novos” para consolidar a independência, rejeitando caminhos que estão “em contramão”.

“O Brasil precisa urgentemente trilhar novos caminhos para superar problemas que estão na contramão da independência. Indicadores mostram que a fome avançou mais rapidamente no Brasil nos últimos dois anos”, afirma D. Walmor Oliveira de Azevedo numa mensagem vídeo divulgada na página da internet da CNBB.

Para o arcebispo de Belo Horizonte, a celebração do dia 7 de setembro exige “passos novos” para a “consolidação de uma independência sonhada há duzentos anos mas que para se efetivar exige e a dedicação de cada pessoa”.

“Uma nação verdadeiramente independente e democraticamente soberana não se curva ao interesses económicos  de um mercado que é indiferente às desigualdades sociais”, afirma.

Mais de 32 milhões de pessoas com fome, a degradação ambiental e o desemprego são problemas sociais que se agravaram no Brasil e que o presidente da CNBB deseja ver combatidos pela promoção de uma “política melhor”.

“Neste 7 de setembro rezemos por todos os que se dedicam à promoção da política melhor. Especialmente por cidadãos e cidadãs sensíveis aos clamores dos pobres. Lembremos daqueles que se unem para se fazer escutar a voz dos pequeninos construindo um clamor a partir das manifestações pacíficas neste dia da Independência”, afirma o presidente da CNBB.

PR

Partilhar:
Scroll to Top