Brasil: Papa promete regressar em 2017

Francisco saudou milhares de pessoas no exterior do santuário de Aparecida

Aparecida, Brasil, 24 jul 2013 (Ecclesia) – O Papa disse hoje no Santuário de Aparecida que quer regressar ao Brasil em 2017, ano em que se celebra o 300.º aniversário da descoberta da imagem da padroeira do país.

“Peço-vos um favor, um ‘jeitinho’: rezem por mim, rezem por mim, preciso. Que Deus vos abençoe, que Nossa Senhora de Aparecida cuide de vós e até 2017, porque vou voltar”, anunciou perante milhares de peregrinos reunidos no exterior da basílica, após a primeira missa pública da viagem.

Em 2017 celebra-se também o centenário das aparições de Fátima.

O Papa pediu desculpas por não falar “brasileiro” e agradeceu de “coração” a presença dos peregrinos, que resistiram à chuva e ao frio.

“Peço à Virgem, Nossa Senhora de Aparecida, que vos abençoe, que abençoe as vossas famílias, os vossos filhos, os vossos pais, que abençoe todo o país”, declarou, segurando a imagem da Senhora de Aparecida que tinha recebido como presente das mãos do cardeal Raymundo Damasceno Assis, no início da missa, dentro da basílica.

Em espanhol, o Papa deixou uma pergunta aos presentes: “Uma mãe esquece-se dos seus filhos?”.

“Ela (Nossa Senhora) não se esquece de nós, ela gosta e cuida de nós”, disse, abençoando os peregrinos, que em várias ocasiões gritaram ‘Francisco, Francisco’.

A festa litúrgica de Nossa Senhora da Conceição Aparecida é assinalada anualmente a 12 de outubro. 

O Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, considerado o maior dedicado a Maria, localiza-se no Vale do Paraíba, no eixo Rio de Janeiro – São Paulo – Minas Gerais.

A imagem ali venerada foi encontrada em 1717 por três pescadores, que no porto de Itaguassu viram nas suas redes o corpo de uma estátua partida, na altura do pescoço e, num segundo momento, a cabeça: juntando as duas partes, viu-se que se tratava da Senhora da Conceição.

Por assim ter aparecido, o povo chamou-a de ‘Aparecida’, nome consagrado pela devoção popular, que a levou a ser proclamada rainha (1904) e padroeira do Brasil (1930), sendo o santuário declarado de âmbito nacional (1984).

João Paulo II visitou Aparecida em 1980 e Bento XVI em 2007.

OC

 

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top