Francisco encontrou-se hoje com os elementos da presidência do Conselho Episcopal Latino-Americano
Cidade do Vaticano, 19 mai 2016 (Ecclesia) – O Papa manifestou hoje a sua “preocupação” pela situação social e política do Brasil, durante uma audiência no Vaticano com os elementos da presidência do CELAM – Conselho Episcopal Latino-Americano.
Em entrevista à Rádio Vaticano, o arcebispo José Belisário da Silva, vice-presidente daquele organismo, deu conta do diálogo com Francisco e da “esperança de que esta fase” no país “seja superada”.
A Igreja Católica no Brasil está atualmente empenhada na produção de “alguns textos, de estudos para pensar” a nação, depois da crise que abalou o governo de Dilma Rousseff.
“Uma das conclusões a que chegámos é que precisamos urgentemente de uma reforma eleitoral profunda, porque da maneira como estamos agora não temos capacidade eleitoral para superar estas grandes questões”, realça D. José Belisário da Silva.
Para aquele responsável, o processo de impeachment (destituição) aberto a Dilma Rousseff deve levar a uma discussão séria à volta de “como são escolhidos os dirigentes brasileiros e da maneira como o poder é exercido no país”.
Durante a audiência com o Papa, os dirigentes do Conselho Episcopal Latino-Americano falaram também “sobre a situação da América Latina” e a receção que ali teve a última exortação apostólica de Francisco, “A Alegria do Amor”, dedicada à Família.
O CELAM está a ultimar a preparação de um encontro sobre este tema, que deverá ter lugar nos próximos meses em Quito, no Equador.
JCP