Brasil: Papa lamenta tragédia em discoteca

Responsáveis da Igreja Católica expressam solidariedade pelas vítimas de incêndio

Lisboa, 28 jan 2013 (Ecclesia) – Bento XVI enviou hoje uma mensagem de condolências ao arcebispo da arquidiocese brasileira de Santa Maria, cidade onde este domingo morreram pelo menos 230 pessoas devido ao incêndio numa discoteca, mostrando-se “consternado” pelo acidente.

“Consternado pela trágica morte de centenas de jovens num incêndio em Santa Maria, o Sumo Pontífice pede a vossa excelência que transmita às famílias das vítimas suas condolências e sua participação na dor de todos os enlutados”, assinala o telegrama enviado a D. Hélio Rupert pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone.

A mensagem de Bento XVI deixa também uma palavra de “coragem” e “esperança cristã” aos feridos e todos os que foram “atingidos pela tragédia”.

Também o arcebispo da arquidiocese brasileira de Santa Maria lamentou o acidente e manifestou a “solidariedade” da Igreja.

“Não se perca a esperança: olhemos para Jesus Cristo, fonte da vida, o nosso Salvador. Oramos pelos falecidos e seus familiares e toda a sociedade que sofre esta tragédia”, afirmou D. Hélio Rupert, citado pelo site da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

O presidente do episcopado brasileiro, D. Raymundo Assis, uniu-se ao pesar do prelado da Diocese de Santa Maria, dois mil km a sul de Brasília, acrescenta a mesma fonte.

Testemunhas ouvidas pela imprensa referem que o fogo começou no teto da discoteca, depois de ter sido atingido por faíscas de dispositivos pirotécnicos usados por uma banda de música.

A avaria nos extintores e o facto de os seguranças terem, inicialmente, impedido a saída das 1500 pessoas que os bombeiros estimam que estivessem na discoteca contribuíram para aumentar o número de mortos, sobretudo jovens, relataram as testemunhas.

RJM/OC

Notícia atualizada às 13h26

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top