Brasil: Papa consagrou pontificado à Virgem Maria

Oração recitada no Santuário de Aparecida, no final da primeira missa pública da viagem

Aparecida, Brasil, 24 jul 2013 (Ecclesia) – O Papa consagrou hoje o seu pontificado à Virgem Maria, no santuário nacional de Aparecida, Estado brasileiro de São Paulo, no final da primeira missa pública a que presidiu no país lusófono.

“Consagro-vos o meu entendimento, para que sempre pense no amor que mereceis; consagro-vos a minha língua para que sempre vos louve e propague a vossa devoção; consagro-vos o meu coração, para que, depois de Deus, vos ame sobre todas as coisas”, disse Francisco, perante mais de 13 mil pessoas.

Este ato de devoção pessoal, como foi apresentado pelo Vaticano, decorreu diante da imagem da Senhora de Aparecida.

“Abençoai-me, ó celestial cooperadora, e com vossa poderosa intercessão, fortalecei-me em minha fraqueza, a fim de que, servindo-vos fielmente nesta vida, possa louvar-vos, amar-vos e dar-vos graças no céu, por toda eternidade”, pediu o Papa.

Os peregrinos esperaram a chegada de Francisco desde as primeiras horas da manhã, debaixo de chuva.

Pelo menos 15 pessoas foram socorridas durante a madrugada e o início da manhã devido ao frio em Aparecida (a 180 km de São Paulo), segundo o Corpo de Bombeiros local.

A passagem pelo santuário da padroeira do Brasil, que todos os anos acolhe milhões de peregrinos, sublinha uma ligação particular do primeiro Papa latino-americano com Aparecida, onde é venerada a imagem negra da virgem, encontrada por três pescadores em 1717.

Ali decorreu a V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e Caribenho, em 2007, na qual participou o então cardeal Jorge Mario Bergoglio, como arcebispo de Buenos Aires.

O Papa desceu do altar segurando a imagem da Senhora de Aparecida que tinha recebido como presente das mãos do cardeal Raymundo Damasceno Assis, no início da missa, tendo depois cumprimentado vários dos participantes na celebração e representantes das comunidades muçulmana e judaica.

Após a celebração, foi publicada uma mensagem na conta ‘@pontifex’ de Francisco na rede social Twitter: “Jovens, não o esqueçamos jamais: a Virgem Maria é a nossa Mãe, e é com a sua ajuda que podemos permanecer fiéis a Jesus”.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top