Francisco defende modelo de sustentabilidade que contrarie «afã desenfreado pelo lucro»
Cidade do Vaticano, 01 mar 2017 (Ecclesia) – O Papa Francisco associou-se hoje à campanha de quaresma da Conferência Episcopal do Brasil, que tem este ano uma preocupação ecológica, com o tema ‘Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida’.
“Esta Campanha convida a contemplar, admirar, agradecer e respeitar a diversidade natural que se manifesta nos diversos biomas do Brasil – um verdadeiro dom de Deus – através da promoção de relações respeitosas com a vida e a cultura dos povos que neles vivem”, escreve, numa mensagem divulgada pela Sala de Imprensa da Santa Sé.
O Papa espera que a 54ª Campanha da Fraternidade ajude todos a tomar consciência de que a degradação do ambiente é acompanhada “sempre” por injustiças sociais.
Francisco espera, por isso, que surja um novo modelo de sustentabilidade em alternativa ao “afã desenfreado pelo lucro que exaure os recursos naturais e agride a dignidade dos pobres”.
“Uma pessoa de fé que celebra na Páscoa a vitória da vida sobre a morte, ao tomar consciência da situação de agressão à criação de Deus em cada um dos biomas brasileiros, não poderá ficar indiferente”, assinala.
A mensagem alerta para os “sinais da agressão” e degradação da natureza no Brasil, elogiando o papel da Igreja Católica como “voz profética no respeito e no cuidado com o meio ambiente e com os pobres”.
“Desejo a todos uma fecunda caminhada quaresmal e peço a Deus que a Campanha da Fraternidade 2017 atinja seus objetivos”, conclui o Papa Francisco.
OC