Brasil: Papa alerta para desigualdades sociais no Rio de Janeiro

Francisco gravou vídeo com mensagem de parabéns

Cidade do Vaticano, 02 jan 2015 (Ecclesia) – O Papa Francisco fez-se presente nas celebrações do ano novo no Rio de Janeiro pelos 450 anos da “cidade maravilhosa” que “representam uma venerável história”, “marcada pela fé”, num vídeo onde denúncia as desigualdades sociais.

“Se pudéssemo-nos colocar na perspetiva do Cristo Redentor, que do alto do Corcovado domina a geografia da cidade, o que é que nos saltaria aos olhos?”, pergunta Francisco na mensagem que foi exibida antes da meia-noite ao longo da praia de Copacabana.

Para o Papa destaca-se a “beleza natural” que “justifica” o título de “Cidade Maravilhosa” mas “é inegável” que percebem-se também as “contradições que mancham esta beleza” marcadas por dois grupos.

“O contraste gerado por grandes desigualdades sociais: opulência e miséria, injustiças, violência. Por outro, o que poderíamos chamar de cidades invisíveis, grupos ou territórios humanos que possuem registos culturais particulares”, desenvolveu.

Às vezes, explica o Papa, parece que existem várias cidades com uma “coexistência” nem sempre é fácil mas apela à esperança porque “Deus habita na cidade” e Jesus, “O Redentor” não ignora as necessidades e sofrimento do seu povo.

“Seus braços abertos nos convidam a superar estas divisões e construir uma cidade unida pela solidariedade, justiça e paz”, acrescentou.

Neste sentido, Francisco indica que o caminho é “o diálogo construtivo” afinal “entre a indiferença egoísta e o protesto violento, há uma opção sempre possível”, recorda do seu discurso aos políticos brasileiros, a 26 de julho de 2013, durante a Jornada Mundial da Juventude.

“É preciso reconhecer que, independentemente do seu grau de instrução ou de riqueza, todas as pessoas têm algo para contribuir na construção de uma civilização mais justa e fraterna”, observou.

No dia 31 de dezembro de 2014 foi também inaugurado o novo sistema de iluminação da Estátua do Cristo, como fez o beato Papa Paulo VI há cinquenta anos, que Francisco citou: “Esta luz, iluminando a cidade do Rio de Janeiro, se espalhe por todo o Brasil” (Paulo VI, Insegnamenti, III).

O Papa recordou ainda que “o amado povo carioca” o recebeu de “braços abertos" por ocasião da Jornada Mundial da Juventude em julho de 2013.

Os 450 anos de uma cidade que desde o “nascimento esteve marcada pela fé”, que se completam no dia 1 de março de 2015, “representam uma venerável história” de um povo “corajoso e alegre” que “nunca” se deixou abater pelas dificuldades, como o mártir São Sebastião, o seu santo padroeiro.

No final da mensagem, Francisco felicitou “todos os cariocas e o povo brasileiro” a quem pediu o tenham presente nas suas orações e com votos de “um feliz” ano de 2015 “a todos e cada um” enviou a Bênção Apostólica.

CB/JCP

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR