Brasil: Feriados no Rio de Janeiro para receber o Papa

Rio de Janeiro, Brasil, 22 jul 2013 (Ecclesia) – A Prefeitura do Rio de Janeiro decretou como dias feriados os momentos centrais da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que vai decorrer na cidade brasileira entre terça-feira e domingo.

O presidente do município, Eduardo Paes, anunciou que o primeiro feriado começará às 16h00 (mais quatro horas em Lisboa) desta terça-feira, dia da missa de abertura da JMJ.

O evento promovido pela Igreja Católica tem uma participação estimada de dois milhões de pessoas e a presença do Papa Francisco, na sua primeira viagem internacional.

Na quinta e sexta-feira feira, o feriado municipal abrange todo o dia, para facilitar a mobilidade de peregrinos, cariocas e turistas, dada a presença do Papa na Praia de Copacabana; na segunda-feira, após o final do evento, haverá tolerância até às 12h00.

A Lei 5.991, publicada no ‘Diário Oficial’ a 12 de junho, prevê que, “para atender à grande demanda de peregrinos durante a Jornada Mundial da Juventude”, fiquem excluídos do feriado “apenas comércio de rua, bares, restaurantes, centros comerciais, galerias, estabelecimentos culturais e pontos turísticos”.

Eduardo Paes disse este domingo em conferência de imprensa que é “uma grande satisfação receber na cidade o Papa Francisco”.

“Serão dias de muita paz e alegria, mas também de contingências, pelo próprio estilo informal do pontífice, como aconteceu com a mudança da sua agenda na segunda-feira (hoje, ndr)”, disse o prefeito, referindo-se à decisão do Papa de percorrer o centro do Rio de Janeiro antes do encontro com a presidente Dilma Roussef e outras autoridades.

Os atos centrais da JMJ contam com um esquema operacional especial de trânsito.

SN/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top