Brasil: Conferência dos bispos promove debate eleitoral no Santuário de Aparecida

Brasília, 26 ago 2014 (Ecclesia) – A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil vai promover hoje um debate entre candidatos à presidência da república, no Santuário Nacional de Aparecida, a partir das 21h30 locais.

"Desejamos que o nosso eleitor exerça seu direito de cidadania com liberdade, responsabilidade e consciência, pensando no bem do país, a partir do conhecimento das propostas que os candidatos irão apresentar", revelou o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que vai fazer a abertura do debate presidencial.

Para D. Raymundo Damasceno, também arcebispo de Aparecida, o debate do dia 16 de setembro, vai oferecer "elementos" para que o eleitor possa refletir em quem vai votar, "não apenas pensando nos seus benefícios mas no bem comum", porque permite conhecer melhor os candidatos às eleições do dia 5 de outubro.

Os candidatos convidados são Aécio Neves (PSDB), Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PSB), Eduardo Jorge (PV), Eymael (PSDC), Luciana Genro (PSOL) e o pastor Everaldo (PSC) que numa primeira parte vão ter dois minutos para responder a uma pergunta pela presidência da CNBB, em ordem já definida por sorteio na presença dos representantes dos partidos.

Na segunda parte do debate, os candidatos presidenciais vão responder a perguntas sobre temas como saúde, educação, habitação, reforma agrária, reforma política e lei do aborto, propostas pelos bispos escolhidos pela CNBB.

Na terceira parte, os candidatos vão responder a perguntas de jornalistas dos meios de comunicação católicos, a quarta parte vai ser de "embate entre os postulantes à presidência" e o último bloco está destinado às "considerações finais dos convidados".

Nesse sentido, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil informa que esta iniciativa vai ser transmitida por oito emissoras de inspiração católica, 230 rádios e portais católicos com um alcance de mais de 70 milhões de eleitores em sinal aberto.

O debate de duas horas vai ter a mediação do jornalista e diretor geral da TV Aparecida, o padre Josafá de Jesus Moraes, uma assistência de cerca de oito mil pessoas, com 350 bispos convidados, padres e autoridades.

CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top