Lisboa, 18 Jan (Ecclesia) – A diocese brasileira de Petrópolis recebeu da Conferência Episcopal Italiana cerca de um milhão de euros e mais de 10 toneladas em materiais de primeira necessidade, para distribuir pelas vítimas das chuvas, na região serrana do Rio de Janeiro.
“Nós agradecemos a solidariedade e pedimos sobretudo orações”, refere D. Filippo Santoro, bispo de Petrópolis, em declarações à Rádio Vaticano.
Para além do apoio monetário, foram várias as regiões italianas que enviaram roupas, alimentos, água e artigos de higiene pessoal, para atenderem às necessidades das populações, nos municípios de Petrópolis, Teresópolis, Areal e São José do Vale do Rio Preto.
O número de mortes, provocadas pelas chuvas torrenciais que fustigaram a região serrana do Rio de Janeiro na última semana, já chegou aos 665, segundo o último balanço oficial.
De acordo com a secretaria de Saúde do Rio de Janeiro, a catástrofe natural causou ainda mais de 13 mil desalojados.
Para além dos donativos exteriores, vindos de instituições ligadas à Igreja, como a Caritas Internacional e as Conferências Episcopais europeias, são várias as dioceses brasileiras e empresas que têm vindo a contribuir para esta causa.
A prioridade, de acordo com a diocese de Petrópolis, uma das mais atingidas pela catástrofe, é fazer chegar as doações às pessoas e famílias que estão em locais de difícil acesso.
JCP