Conferência Episcopal Brasileira assegura ao sucessor de Bento XVI «a obediência, o respeito e as orações das comunidades» católicas do país
Brasília, 14 mar 2013 (Ecclesia) – A Conferência Episcopal Brasileira (CNBB) acredita que a escolha do Papa Francisco “revigora a Igreja” para cumprir a sua missão de anunciar Cristo no meio de “uma sociedade marcada pela pluralidade e pela diversidade”.
Numa conferência de imprensa concedida aos jornalistas em Brasília, depois de conhecido o resultado do Conclave que quarta-feira designou como sucessor de Bento XVI o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, os bispos brasileiros salientaram que o novo Papa “traz a experiência evangelizadora da Igreja latino-americana e caribenha”.
A Igreja Católica do Brasil, representada pelo vice-presidente da CNBB, D. Belisário José da Silva, e também pelo secretário-geral D. Leonardo Ulrich Steiner, está confiante de que a Francisco “não faltará a assistência e a força do Espírito Santo para cumprir a sua missão”.
Ao mesmo tempo, mostra-se convicta de que o Papa argentino terá uma importante palavra a dizer no que toca a “aprofundar na Igreja o dom do diálogo e do compromisso com a vida de todos, a partir dos mais pobres, como ensina Jesus Cristo”.
Os bispos saúdam Francisco “no amor de Cristo” e asseguram-lhe “a obediência, o respeito e as orações das comunidades da Igreja no Brasil, para que o seu ministério petrino seja frutuoso”.
“O momento é de agradecer a bondade de Deus pela bênção de um novo Papa que vem para guiar os fiéis católicos na santidade, ensiná-los no amor e servi-los na humildade”, salienta a CNBB.
JCP