Dom Xavier Gilles foi preso pelo regime militar em 1971
Brasília, 30 mar 2015 (Ecclesia) – O bispo francês D. Xavier Gilles, no Brasil desde 1962, vai receber esta terça-feira a Medalha Chico Mendes de Resistência 2015, anunciou a conferência episcopal do país sul-americano.
A cerimónia de condecoração vai decorrer no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro.
A Medalha Chico Mendes é uma condecoração criada pela ONG brasileira ‘Grupo Tortura Nunca Mais’ para homenagear pessoas ou grupos que lutam pelos Direitos Humanos e por uma sociedade mais justa.
D. Xavier Gilles, nascido na França em 1935, destacou-se na luta pelos Direitos Humanos; em 1971, o religioso chegou a ser preso pelo regime militar, sob a acusação de comunismo.
Nomeado bispo auxiliar de São Luís (Maranhão, nordeste do Brasil) em 1995, permaneceu no cargo até 1998, quando foi nomeado bispo da Diocese de Viana.
A Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB) destaca também o trabalho do prelado com as Comunidades Eclesiais de Base, no interior do país.
A Medalha Chico Mendes de Resistência é uma homenagem à memória de Chico Mendes, líder seringueiro assassinado em 1988 por fazendeiros.
CNBB/OC