Bragança: Reitor do Seminário pede à diocese que proponha aos jovens a vocação sacerdotal

Igreja católica assinala entre 11 e 18 a Semana dos Seminários

Bragança, 11 nov 2018 (Ecclesia) – O reitor do Seminário de S. José, na diocese de Bragança-Miranda, apela às comunidades e demais organismos e movimentos que ajudem os jovens a “olhar para a vocação sacerdotal como uma possibilidade”.

“Queremos ajudar os jovens a discernir a sua vocação, a receber uma adequada preparação, tendo em conta as características dos tempos em que vivemos e o valor perene do Evangelho”, afirma uma carta escrita pelo padre António Magalhães, a propósito da Semana dos Seminários, que amanhã tem início.

A missiva, enviada à Agência ECCLESIA, suscita que, em especial nesta semana, as comunidades “rezem e nas eucaristias, peçam concretamente pelos seminaristas, pré-seminaristas, equipas formadoras e presbitério”.

O responsável lança um apelo às “comunidades, famílias, grupos e movimentos” que ajudem os jovens a olhar “a vocação sacerdotal como uma possibilidade”.

“Aos jovens com «inquietação vocacional» proponha «o caminho belo e exigente de amadurecimento humano, preparação intelectual, aprofundamento espiritual e sobretudo de configuração com Cristo»”.

O texto, enviado ao clero, ao conselho pastoral, secretariados, comissões e serviços da diocese, aborda a importância de “olhar com realismo, responsabilidade e compromisso o desafio de preparar «os padres de amanhã» e a recordar o tempo de formação no Seminário”.

O reitor dá conta de 10 seminaristas na diocese e apela à “partilha económica” ou oferta de “produtos da terra” para ajudar a casa “coração da diocese”.

LS

Partilhar:
Scroll to Top