«Eu confio que o futuro será risonho; que o futuro será bom, assim também todos o queiramos» – Padre Paulo Pimparel

Vinhais, 16 jan 2026 (Ecclesia) – A Unidade Pastoral Senhora da Encarnação, no concelho de Vinhais, na Diocese de Bragança-Miranda, congregou as “forças vivas das paróquias”, de 105 comunidades, para uma assembleia que marcou o início de um “trabalho conjunto de união, de comunhão”.
“Aquilo que sentimos nesta Assembleia foi essa predisposição das pessoas de dizerem presente, de dizerem que estão, e que estão disponíveis, de facto, ao trabalho em conjunto com os senhores padres, e elas sentem-se também capazes e úteis para a construção desta Igreja da qual todos fazemos parte”, disse o padre Paulo Pimparel, moderador da Unidade Pastoral Senhora da Encarnação, hoje, dia 19, em declarações à Agência ECCLESIA.
A primeira assembleia da Unidade Pastoral Senhora da Encarnação, no concelho de Vinhais, deu início a um caminho que querem “que seja comum”, e reuniu mais de 130 pessoas, com os três párocos das 105 comunidades e o bispo diocesano, D. Nuno Almeida, este sábado, dia 17 de janeiro, no Centro Cultural Solar dos Condes.
“O futuro está nas mãos do Nosso Senhor e do Espírito Santo, mas eu confio que o futuro será risonho e, dentro das potencialidades desta gente, que é um povo generoso, que é um povo de oração também, é um povo que privilegia muito a parte sacramental da vida da Igreja, nomeadamente o sacramento da Eucaristia, portanto, de facto, um povo piedoso, eu julgo que o futuro será bom, assim também todos o queiramos”.

O padre Paulo Pimparel, moderador da Unidade Pastoral, deseja que haja “uma série de trabalhos e de dinâmicas” que não seja cada um olhar só para a sua “capelinha, para a paróquia, só para a aldeia”, no Concelho dos Vinhais onde têm “105 aldeias, mas ninguém fica para trás”.
“Mas para ninguém ficar para trás, nós precisamos, também, deste trabalho conjunto de união, de comunhão e, às vezes, de juntarmos os esforços para que as coisas possam funcionar de uma forma melhor e mais tranquila para todos”, acrescentou.
A partir desta assembleia de reflexão e de trabalho, realizada no âmbito do final da visita pastoral do bispo diocesano a este concelho, os três sacerdotes, com algumas pessoas destas “forças vivas das paróquias”, “as que são mais dinâmicas, mais interventivas”, vão formar o Conselho Pastoral da Unidade, que, depois, vai “auxiliar os párocos naquilo que são as dinâmicas das comunidades paroquiais”.
“Para que elas, de facto, possam colaborar connosco e neste caminho sinodal também, dos leigos serem mais interventivos naquilo que é a vida de uma comunidade paroquial, e aquilo que queremos para a Igreja no futuro”, realçou o padre Paulo Pimparel.
O moderador da Unidade Pastoral Senhora da Encarnação explica que a participação dos leigos realizava-se a nível “individual” com cada pároco que “tem os órgãos consultivos constituídos nas comunidades”, que consultam e conversam “mas era um bocadinho esta pastoral de capelinha”.
“Os padres da Unidade já estamos nessa dinâmica de reuniões com curiosidade, em que rezamos, tratamos dos assuntos, partilhamos também a mesa, agora, faltava-nos um bocadinho esta parte sinodal, de facto, de ouvir as pessoas, de escutar, e trazer as pessoas também para o plano da decisão, e de um caminho que queremos fazer comum”, acrescentou, explicando que os três párocos encontram-se regularmente, “pelo menos uma vez por mês, para além das reuniões do Arciprestado de Bragança, que é constituído pelos Concelhos de Vinhais e de Bragança.
O padre Paulo Pimparel sublinha que querem que “o trabalho da unidade seja um trabalho exatamente assim, de unidade, não seja um trabalho disperso”, e exemplifica que “70, 80% das aldeias não têm catequese, não têm crianças”, por isso, “já não faz sentido ter catequese nas aldeias”, com na catequese dos jovens e dos adultos, por isso, têm que “centralizar”.
“Porventura, a dinâmica que podemos criar em grupos específicos, nomeadamente da proclamação da Palavra, dos acólitos, dos grupos corais que ainda vão existindo, não esquecendo uma parte absolutamente essencial, que é a parte da ação social das nossas paróquias, ligadas aos centros sociais-paroquiais e também à Cáritas diocesana”, identificou ainda o moderador da Unidade Pastoral Senhora da Encarnação, de Vinhais.
CB

