Macedo de Cavaleiros, 19 abr 2023 (Ecclesia) – Os Padres Marianos da Imaculada Conceição em Portugal promoveram a Semana de Espiritualidade sobre a Misericórdia de Deus do Convento de Balsamão (Macedo de Cavaleiros), que na 25ª edição refletiu sobre ‘A misericórdia na pastoral juvenil’.
Os Padres Marianos informam que as jornadas (12 a 16 de abril) começaram, no dia 13, com as intervenções do padre Eduardo Novo, reitor do Convento e antigo diretor diocesano e nacional (DNPJ) do setor da pastoral Juvenil, que falou sobre o acolhimento incondicional dos jovens, à maneira de Jesus, que “faz sonhar, enche de alegria, alimenta a esperança.
Numa nota, enviada hoje à Agência ECCLESIA, pelo Secretariado das Comunicações Sociais da Diocese de Bragança-Miranda, destacam também a presença de D. Joaquim Mendes, responsável pela comissão episcopal que acompanha as pastorais juvenis na Igreja Católica em Portugal.
O bispo auxiliar de Lisboa destacou a necessidade de passar de um “fazer para os jovens” a um “ser com os jovens”, acompanhar os jovens, caminhar juntos, numa lógica da pastoral juvenil numa Igreja sinodal.
No segundo dia de encontro, o padre João Carlos Rodrigues apresentou o Diário de Santa Faustina como inspiração para uma pastoral juvenil da misericórdia, salientando que “a misericórdia é algo concreto”.
Este orador, da Congregação dos Padres Marianos, indicou “um caminho para a pastoral juvenil da misericórdia”, em três pontos: “Acolher a misericórdia, fazer a experiência, acolhida na oração, na celebração da Eucaristia e no Sacramento da reconciliação; transmitir essa experiência/esse Evangelho: Jesus ama-te, ama-te como és; praticar a misericórdia, obras de misericórdia concretas, as corporais e as espirituais”.
O padre Sílvio Faria, sacerdote Salesiano, refletiu sobre uma pastoral juvenil testemunhal e querigmática, “que proporcione o encontro salvífico com Cristo”, e apresentou o dinamismo que leva ao encontro com Cristo e afirmou que o teste desse encontro “é que esse jovem tem uma necessidade imperiosa de O anunciar”.
A 25ª Semana de Espiritualidade sobre a Misericórdia de Deus, com o tema ‘A misericórdia na pastoral juvenil’, contou também com a intervenção da irmã Conceição Borges, religiosa das Servas Franciscanas Reparadoras, que falou sobre o tema da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 – ‘Maria levantou-se e partiu apressadamente’.
A coordenadora do Comité Organizador Diocesano (COD) Bragança-Miranda referiu-se aos “jovens construtores da civilização do amor”, afirmando que pedem “para ser acolhidos e dão prioridade ao concreto e ao prático”, estão abertos às causas sociais e “sonham com uma sociedade mais justa e fraterna” e são os protagonistas da mudança, pedem que “a Igreja brilhe pela autenticidade”.
Este domingo, 16 de abril, último dia da Semana de Espiritualidade e celebração do Domingo da Divina Misericórdia (II Domingo da Páscoa) na Igreja Católica, festa criada pelo Papa João Paulo II, no ano 2000, “participaram cerca de 200 pessoas na Missa”, das 12h00 no Convento de Balsamão, “o maior grupo de Fafe e de Guimarães”.
A Congregação dos Marianos da Imaculada Conceição chegou a Balsamão, em 1754 pela mão de frei Casimiro Wyszynski.
Atualmente, têm comunidades nas Dioceses de Bragança-Miranda e Leiria-Fátima e dedicam-se ao apostolado da misericórdia e da evangelização.
CB/OC