Diocese transmontana apostada em dinamizar vivência pascal das comunidades e famílias
Bragança, 04 abr 2018 (Ecclesia) – A Diocese de Bragança-Miranda desenvolveu um conjunto de propostas e dinâmicas de caminhada comunitária e em família até ao Pentecostes.
Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, o vigário episcopal para a Ação Pastoral da diocese transmontana explica que o principal objetivo é ajudar todos os crentes a viver em pleno a “beleza do mistério da ressurreição” de Cristo e a “professar na fé, esperança e caridade” a Páscoa que é “Jesus”.
No âmbito do tema escolhido para este ano pastoral, “a diocese reforça o convite à peregrinação, individual ou coletiva, até à fonte batismal onde cada um recebeu o sacramento da iniciação cristã”.
Para isso foi elaborado um “breve rito de apoio” que cada um pode descarregar e usar “em formato word para possibilitar as adaptações e alterações tidas por pertinentes”.
Entre os documentos disponibilizados é evidente também a preocupação pela vivência dos mais novos, tal como aconteceu na Quaresma.
O método é novamente o recurso a jogos e ferramentas pedagógicas, que podem ser experimentados “também nas famílias e nos grupos de acólitos e de catequese”, como o “puzzle da fonte batismal” e o “jogo da Páscoa”.
São vários os momentos de oração propostos para cada domingo até ao Pentecostes, uma das principais festas do calendário cristão, que acontece 50 dias depois do Domingo de Páscoa.
Uma celebração que evoca a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e sobre Maria e que é sobretudo encarado como um tempo de renovação e de esperança para todas as comunidades.
Muitos jovens e adultos recebem o Crisma (o sacramento da confirmação do Batismo) no Domingo de Pentecostes, que este ano está marcado para o dia 20 de maio.
JCP