Jornada Pastoral da Pessoa com Deficiência e diversas iniciativas alertam para realidade específica
Bragança, 02 dez 2014 (Ecclesia) – A primeira Jornada Pastoral da Pessoa com Deficiência intitulada ‘Derrubar Barreiras, Abrir Portas’ realizou-se em Macedo de Cavaleiros e foi uma das iniciativas do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que se celebra esta quarta-feira.
O comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA informa que nas diversas localidades da Diocese de Bragança-Miranda, onde estão “implantadas respostas sociais” ligadas ao cuidado das pessoas com deficiência”, vão continuar a desenvolver um “vasto programa comemorativo” até domingo.
Esta quarta-feira são assinaladas diversas atividades como um teatro de sensibilização social dirigido a crianças – “Vamos Ser Especiais e Falar por Sinais” e pintura de um mural local ou uma ação para a diferença no refeitório do Agrupamento de Escolas de Alfândega da Fé.
No sábado, realiza-se uma marcha solidária, a partir das 14h00, pelo Jardim de Infância da Coxa em Bragança e no dia 7 o Bragança Shopping recebe a terceira edição do DIFASHION, um desfile de moda ASCUDT que começa às 15h30.
A primeira Jornada Pastoral da Pessoa com Deficiência, em Macedo de Cavaleiros, teve dois momentos, um mais teórico da parte da manhã com conferências e outro mais prático com workshops temáticos – música especial, caninoterapia, biodanza poética e psicomotricidade – durante a tarde do dia 29 de novembro.
Os responsáveis do Serviço Diocesano da Pastoral a Pessoas com Deficiência da Diocese Bragança-Miranda/Comissão Nacional da Pastoral Social revelam que a intervenção de abertura, do bispo diocesano D. José Cordeiro, constituiu “um ânimo imprescindível” e “impulsionador desta caminhada de inclusão que a Igreja assume”.
O presidente da Comissão Nacional da Pastoral Social, D. Jorge Ortiga – arcebispo de Braga, também se fez presente através de uma comunicação escrita, “palavras de comunhão”, que foi ouvida com “elevada satisfação”.
Depois os participantes ouviram duas comunicações temáticas, “Nós e Pessoas com Deficiência – Direitos e Compromissos”; “Igualdade de Oportunidades”, e “preciosos testemunhos de vida”.
A primeira Jornada Pastoral da Pessoa com Deficiência – Derrubar Barreiras, Abrir Portas – realizou-se este sábado e foi organizada pelo Serviço Diocesano da Pastoral a Pessoas com Deficiência da Diocese Bragança-Miranda e o Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência – Comissão Nacional da Pastoral Social em parceria com todas as instituições do distrito de Bragança que atuam nesta área.
“Foi notória a grande adesão dos participantes”, revela a organização que registou cerca de 100 pessoas entre pessoas com deficiência e seus familiares, técnicos e estudantes de diferentes áreas de intervenção – como Psicologia, Sociologia, Medicina, Enfermagem, Gerontologia, Educação Social, Serviço Social, Educação Especial, Psicomotricidade, Teologia – e comunidade em geral.
“Este desafio despoleta o compromisso de levar por diante as II Jornadas em 2015”, informa ainda o comunicado.
CB/OC