«Educar com o Coração», deu mote à primeira Reunião Geral diocesana de Professores do novo ano letivo

Bragança, 28 out 2025 (Ecclesia) – O Secretariado de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) da Diocese de Bragança-Miranda realizou a primeira Reunião Geral de Professores do atual ano letivo 2025/2026, na Casa Paroquial da Unidade Pastoral da Divina Misericórdia, em Macedo de Cavaleiros.
“A unidade e a colaboração entre os professores são a força da EMRC na Diocese, pois é na partilha e na comunhão de experiências que se constrói uma escola mais humana e um ensino mais próximo da vida dos alunos”, disse o diretor do Secretariado de EMRC de Bragança-Miranda, em declarações enviadas à Agência ECCLESIA.
Jorge Novo, professor de Educação Moral e Religiosa Católica, assinalou a importância de cada docente se sentir parte de uma missão comum, “animada pela alegria de ser professor, pela profissionalidade, pela competência e pelo compromisso”.
A reunião geral de professores da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) da Diocese de Bragança-Miranda sob o lema ‘Educar com o Coração: cultivar a Paz e cuidar da Criação’, marcou o “arranque do ano letivo 2025/2026”, e realizou-se no dia 21 de outubro, na casa paroquial da Unidade Pastoral da Divina Misericórdia, em Macedo de Cavaleiros.
“Educar com o coração é acolher cada aluno como dom e ver na escola um espaço privilegiado de encontro, crescimento e esperança. A missão do professor de EMRC é, hoje mais do que nunca, ser presença que semeia paz e cuida da criação com gestos concretos de amor e solidariedade”, explica Jorge Novo, na informação enviada pelo Secretariado das Comunicações Sociais da Diocese de Bragança-Miranda.
Este encontro, promovido pelo Secretariado Diocesano de EMRC de Bragança-Miranda, teve como objetivo “reforçar a missão educativa e evangelizadora dos professores”, valorizando a formação integral dos alunos e o testemunho cristão no ambiente escolar, e reuniu docentes de nove concelhos da diocese transmontana.
Na primeira reunião geral do atual ano letivo 2025/2026 de professores de Educação Moral e Religiosa Católica no território diocesano de Bragança-Miranda foi destacada a necessidade da formação contínua, do trabalho colaborativo entre docentes e “da presença ativa da EMRC na vida das escolas e das comunidades educativas”.
Os docentes conheceram também as “principais ações” previstas para este ano escolar, com destaque para o 2.º Encontro Diocesano de EMRC do 3.º Ciclo, com o tema ‘A terra que somos’, o projeto ‘Pontes de EMRC na Escola’, de trabalho com os diretores e Associação de Pais, o Acampamento ‘EcoAventura – Cultivar a Paz, Cuidar da Criação’, e outras iniciativas de voluntariado e cidadania.
A lei prevê a oferta obrigatória da disciplina curricular de Educação Moral e Religiosa Católica do Ensino Básico ao Secundário, e também nos cursos profissionais desde que passou a integrar as suas matrizes no ano letivo 2019/2020 (Decreto-Lei nº 55/2018, de 6 de julho).
A Concordata assinada em 2004 entre Portugal e a Santa Sé consagra a existência da disciplina de EMRC, sendo os professores propostos pelos bispos, nomeados pelo Estado e pagos pela tutela; é uma componente do currículo nacional, de oferta obrigatória por parte dos estabelecimentos de ensino e de frequência facultativa.
CB/OC
