Bispo emérito refere que o gesto do lava-pés é um exemplo da «dimensão fraterna e social da Eucaristia»
Bragança, 06 abr 2023 (Ecclesia) – O bispo emérito da Diocese de Bragança Miranda afirmou hoje na homilia da Missa da Ceia do Senhor que o gesto do lava-pés é um exemplo da “dimensão fraterna e social da Eucaristia”, que implica missão e “vida digna”.
“Participar na Missa implica a missão e o encargo de uma vida digna do nome de cristão, dentro e fora das paredes da igreja”, afirmou D. António Montes Moreira na Catedral da Diocese de Bragança-Miranda.
Na homilia da Missa onde o presidente da celebração lava os pés a 12 pessoas, lembrando essa atitude de Jesus, D. António Montes Moreira disse que o gesto é uma “exemplificação inspiradora da dimensão fraterna e social da Eucaristia”.
Para o bispo emérito de Bragança-Miranda, caso quem participa na Eucaristia não ofereça a sua vida, “a presença na Eucaristia seria ritualismo vazio”.
Na homilia da Missa da Ceia do Senhor, D. António Montes Moreira propôs uma meditação a partir de três exclamações da assembleia em resposta à proclamação «mistério da fé»: «Anunciamos, Senhor, a vossa morte; proclamamos a vossa ressurreição; vinde, Senhor Jesus!».
“Na Eucaristia não anunciamos apenas a morte do Senhor; proclamamos também a sua ressurreição”, sublinhou, lembrando que “a Eucaristia constrói e edifica a Igreja”.
O bispo emérito de Bragança-Miranda afirmou que a Eucaristia “é uma prefiguração” da união de cada um com Deus na eternidade”.
D. António Montes Moreira preside às celebrações da Semana Santa na Diocese de Bragança-Miranda, onde foi bispo entre 2001 e 2011; desde a nomeação do seu sucessor, D. José Cordeiro, para arcebispo de Braga, em 2021, esta diocese no nordeste transmontano encontra-se sem bispo diocesano.
PR