Sacerdote transmontano, de 40 anos, colabora com a Secretaria de Estado do Vaticano

Cidade do Vaticano, 08 jan 2026 (Ecclesia) – O Papa Leão XIV nomeou o padre José Luís Amaro Pombal, da Diocese de Bragança-Miranda, como “capelão de Sua Santidade”, concedendo-lhe o título de monsenhor.
“Monsenhor” é um título honorífico concedido pelo Papa a sacerdotes diocesanos, sob proposta do respetivo bispo, como reconhecimento pelos serviços prestados à Igreja; esta honorificência pontifícia divide-se atualmente em três graus: protonotário apostólico, prelado de honra de Sua Santidade e capelão de Sua Santidade.
O sacerdote de 40 anos, natural de Mós (Torre de Moncorvo), colabora desde 2021 com a Secretaria de Estado do Vaticano, mantendo funções na sua diocese de origem como diretor-adjunto do Tombo Diocesano Monsenhor José de Castro.
“Tudo isto compreende-se a partir do lugar onde estou a exercer a minha missão neste momento. Embora só uma vez tivesse a graça de cumprimentar o Papa Leão XIV, o meu trabalho de todos os dias implica uma particular vizinhança ao Santo Padre e pretende coadjuvá-lo no exercício da sua missão”, afirmou o novo monsenhor, em declarações divulgadas pela diocese transmontana e enviadas hoje à Agência ECCLESIA.
Esta distinção, acrescenta, “não pertence tanto ao padre José Luís, mas a um transmontano do presbitério de Bragança-Miranda”, sublinhando a disponibilidade do seu bispo para o enviar para o serviço da Santa Sé.
D. Nuno Almeida, bispo de Bragança-Miranda, considerou a nomeação um “sinal do reconhecimento, por parte da Santa Sé, do bom e dedicado trabalho desenvolvido” pelo sacerdote.
“Na pessoa e ministério do padre José Luís está a nossa Diocese a servir diretamente o Papa Leão XIV, pois não somos uma ilha, mas uma célula viva da Igreja”, destacou o prelado.
José Luís Amaro Pombal foi ordenado sacerdote em 2010, na Catedral de Bragança. É formado em Teologia e em História da Igreja pela Universidade Pontifícia Gregoriana (Roma), encontrando-se a realizar o doutoramento no Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa.
No seu percurso pastoral, foi pároco, docente, formador nos seminários de Braga e Bragança e colaborador na Pastoral Juvenil Vocacional.
Em 2023, integrou a comitiva que acompanhou o Papa Francisco na sua visita a Portugal.
Com esta nomeação, a Diocese de Bragança-Miranda passa a contar com dois sacerdotes com o título de monsenhor: Adelino Fernando Paes (nomeado em 2015) e José Luís Pombal.
OC
