Bragança-Miranda: Formação dos leigos e figura de Maria vão conduzir ano pastoral

D. José Cordeiro inaugura ano litúrgico-pastoral e apresenta caminho consolidado nos últimos cinco anos

Bragança, 26 nov 2016 (Ecclesia) – O bispo de Bragança-Miranda inaugura este sábado o ano litúrgico-pastoral com a certeza de um caminho consolidado nos últimos cinco anos através da formação e da reorganização pastoral.

"Queremos continuar os desafios a que nos propusemos há cinco anos, nomeadamente a reorganização pastoral e a formação permanente do clero e dos leigos", sublinha D. José Cordeiro à Agência ECCLESIA no dia em que a diocese abre o ano pastoral, pela primeira vez fazendo coincidir com o início do ano litúrgico.

A diocese de Bragança-Miranda elegeu a figura de Maria para conduzir o ano pastoral num território com 326 paroquias e 545 comunidades, organizadas em 22 unidades pastorais, visitadas pelo bispo nos últimos quatro anos.

"Esta realidade apresenta muitas dificuldades mas também muitas oportunidades. É com estas pessoas que estamos a fazer esse caminho e o dia de hoje, com a presença de todos, é já fruto deste caminho sinodal que fizemos", indica o prelado.

O responsável quer envolver a diocese na "alegria de evangelizar", procurando no exemplo de Maria, "o auxílio aos que mais precisam" e a atitude certa para "fazer o que é preciso".

"Como Maria queremos ser discípulos missionários e viver, celebrar e testemunhar o evangelho neste território e na nossa própria vida".

Para que esse anúncio se concretize, acredita D. josé Cordeiro, "a formação é decisiva".

"Cada vez mais temos de estar preparados para dar as razões da nossa esperança a quem nos perguntar. E sozinhos não o conseguimos fazer, temos de o fazer em Igreja", sustenta o prelado para quem o "evangelho constantemente rezado, celebrado, aprofundado e consolidado" conduz o homem à realização "de todos e para todos".

A abertura do ano liturgico-pastoral na Sé da diocese pretende dar "visibilidade a este povo peregrino e fiel".

O programa do dia teve início com uma conferência sobre o tema ‘Fazei o que Ele vos disser’ (Jo 2, 5), da responsabilidade de D. Manuel Linda, bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança e presidente da Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização.

A partir das 14h30, uma mesa-redonda vai refletir sobre o tema “Maria, presente…”, a partir de cinco realidades: Comunicação social; peregrinação; piedade popular; hospedagem e música popular e litúrgica.

O programa de início do novo Ano Litúrgico-Pastoral inclui a recitação da oração de vésperas na Catedral de Bragança e encerra-se com um concerto Mariano pelo ‘Ensemble Nossa Senhora das Graças’ às 21h00, na igreja da Antiga Sé.

O Ano Litúrgico-Pastoral dedicado a Maria coincide com o Centenário das Aparições marianas em Fátima e a visita do Papa Francisco a Portugal, acontecimentos que D. José Cordeiro considera que “vão trazer alento novo, frescura na vida da fé das comunidades”.

JCP/CB/LS

Partilhar:
Scroll to Top