Bragança-Miranda: Formação de professores de EMRC reúne participantes de várias dioceses, em torno de recursos e práticas pedagógicas

Ação «Da página à sala de aula: a experiência da EMRC» teve início no Convento de Balsamão

Foto: Diocese de Bragança-Miranda

Lisboa, 22 jan 2026 (Ecclesia) – Um grupo de 26 professores participou na formação “Da página à sala de aula: a experiência da EMRC”, iniciada nos dias 10 e 11 de janeiro, no Convento de Balsamão, na Diocese de Bragança-Miranda, sobre recursos e práticas pedagógicas.

“Esta iniciativa formativa centra-se nas componentes científicas e didáticas das Aprendizagens Essenciais (AE) da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, em estreita articulação com as áreas de competência do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, bem como com a componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento”, pode ler-se na nota enviada à Agência ECCLESIA.

A formação envolveu 26 docentes, especialmente de Bragança-Miranda, mas também provenientes de várias dioceses e regiões do país, nomeadamente Aveiro, Porto, Lisboa, Vila Real e Braga, sublinhando o interesse nacional desta proposta formativa e o seu contributo para a qualificação pedagógica dos professores de EMRC no 1.º Ciclo.

A sessão inicial contou com a presença de António Luís, diretor do Centro de Formação; Fernando Moita, diretor do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC); António Cordeiro, coordenador do Departamento de EMRC do SNEC; e Pedro Quintans, coordenador do Departamento de Comunicação do SNEC.

Com a duração total de 25 horas, a formação para professores do Grupo 290 – EMRC prosseguiu posteriormente em regime online.

Entre os principais objetivos da ação estão “o aprofundamento do conhecimento dos conteúdos e recursos propostos pela EMRC para o 1.º Ciclo do Ensino Básico” e a “promoção da articulação entre o programa da disciplina e propostas concretas de sala de aula”, informa a Diocese de Bragança-Miranda.

Também a exploração de metodologias e atividades ajustadas à realidade escolar dos docentes participantes, o desenvolvimento da capacidade de planificação e a criação de propostas pedagógicas inovadoras no contexto da EMRC fazem parte dos propósitos.

Promovida pelo Secretariado de Educação Moral e Religiosa Católica da Diocese de Bragança-Miranda e o Centro de Formação da Associação de Escolas Bragança Norte, a ação inscreve-se numa estratégia de valorização da qualidade pedagógica da EMRC, reforçando a ligação entre o currículo, as orientações nacionais e as práticas educativas concretas desenvolvidas nas escolas.

LJ/OC

Partilhar:
Scroll to Top