Bragança-Miranda, 10 dez 2022 (Ecclesia) – A diocese de Bragança-Miranda informa que faleceu, aos 89 anos de idade, o cónego Octávio Luís Gonçalves.
“A celebração das exéquias acontece este domingo, 11 de dezembro, às 15h00, na igreja de S. Bento, em Mirandela, e preside o Administrador Diocesano, Monsenhor Adelino Paes”, informa nota enviada à Agência ECCLESIA.
O cónego Octávio Luís Gonçalves era natural de S. Jumil, concelho de Vinhais, fez os estudos teológicos no Seminário de Vinhais, foi docente no Colégio de S. João de Brito, em Bragança, e no Seminário, em Vinhais, tendo sido ordenado presbítero em 2 de abril de 1960, por D. Abílio Vaz das Neves.
Foi pároco em Meirinhos, Valverde e Estevais, no concelho de Mogadouro, inaugurou a igreja de Valverde e entre 1963 e 1966 foi Capelão militar.
O sacerdote falecido foi ainda pároco em Mirandela (Marmelos, São Pedro de Vale do Conde, onde esteve quase 20 anos e aí construiu casa paroquial, Valverde, Barcel, Cobro, Suçães, S. Bento).
A ele se deve a construção da igreja de S. Bento, dedicada a 5 de maio de 1996. Foi arciprestre e vigário episcopal de Mirandela, e membro nato do Conselho Presbiteral.
D. António José Rafael nomeou-o Cónego Capitular, em 2000.
SN