Bragança-Miranda: Diocese assinala 40 anos de ordenação episcopal de D. António Rafael

Atual bispo emérito foi ordenado a 13 de fevereiro de 1977

Bragança, 03 fev 2017 (Ecclesia) – A Diocese de Bragança-Miranda vai assinalar no dia 13 de fevereiro os 40 anos de ordenação episcopal de D. António José Rafael, atual bispo emérito daquela comunidade católica.

O gabinete de comunicação da Diocese de Bragança-Miranda adianta que a festa está marcada para a capela da Sagrada Família da Fundação Betânia – Centro Apostólico de Acolhimento e Formação, com uma eucaristia presidida pelo bispo diocesano, D. José Cordeiro, a partir das 12h00.

Natural de Lamego, onde nasceu em 1925, D. António José Rafael foi auxiliar de Bragança-Miranda, entre 1977 e 1979, e depois bispo residencial da diocese até 2001, sucedendo-lhe nessa ocasião D. António Montes Moreira e, em 2011, D. José Cordeiro.   

Ao longo do seu ministério, o bispo emérito foi responsável pela projeção da nova catedral de Bragança, que começou a ser construída em 1981.

Uma memória imortalizada em livro, através da obra ‘Na nossa Catedral, para sempre nos encontraremos: D. António José Rafael e Mário Ferreira da Silva’, da autoria de Henrique Manuel Pereira, doutor em Cultura e professor da Escola de Artes (Porto) da Universidade Católica Portuguesa.

Recorde-se que a Sé de Bragança foi dedicada a 7 de outubro de 2001, precisamente no último ano de D. António José Rafael à frente da diocese transmontana.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR