Bragança-Miranda: Diocese adota missal e lecionário próprios

Bispo destaca mais um passo importante para a vivência cristã das comunidades

Bragança, 28 nov 2016 (Ecclesia) – A Diocese de Bragança-Miranda adotou este domingo um missal e um lecionário próprios para as Eucaristias, bem como um diretório de música para a liturgia, depois de aprovados pela Santa Sé.

Em entrevista à Agência ECCLESIA, o bispo de Bragança-Miranda destacou este passo dado pela diocese transmontana, depois de “um longo caminho” que permitiu a adoção de um “calendário particular” para a Igreja Católica local, com os santos e as festas ou solenidades que mais dizem às comunidades paroquiais.

“É com enorme satisfação que, depois da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos aprovar tanto o calendário próprio como os textos próprios, eles se tornam também obrigatórios aqui na diocese”, disse o prelado.

D. José Cordeiro é o atual presidente da Comissão ‘Liturgia e Espiritualidade’ da Conferência Episcopal Portuguesa; em 2016 foi nomeado pelo Papa como membro da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos (Santa Sé).

Desde que assumiu a Diocese de Bragança-Miranda, em 2011, aquele responsável tem feito da formação litúrgica uma grande aposta, junto das comunidades, dos sacerdotes e leigos.

 “A Liturgia é decisiva porque ela é a manifestação da Igreja que peregrina num determinado lugar, que se concentra como una e única e celebra aquilo que acredita, para depois viver isso mesmo”, concluiu D. José Cordeiro.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top