Programa de «proximidade» inclui iniciativas de combate à solidão
Bragança, 13 jul 2023 (Ecclesia) – A Diocese de Bragança-Miranda vai acolher mais de 700 jovens durante a semana que antecede a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, os ‘Dias nas Diocese’, com aposta numa “pastoral de proximidade”, disse à Agência ECCLESIA a irmã Conceição Borges, responsável do Comité Organizador Diocesano (COD).
“Quase todos terão este trabalho de proximidade, no combate ao isolamento e à solidão”, acrescentou a religiosa.
Os peregrinos estrangeiros vão distribuir-se entre Bragança, Mirandela, Vila Flor, Vimioso e Vinhais.
“Durante a semana de 24 e 31 de julho vão chegar jovens provenientes de vários países: Brasil, Eslováquia, Espanha, Itália, Peru, Polónia, Porto Rico, República Checa, Roménia, Venezuela, Zâmbia e Zimbabué”, informa a diocese transmontana, num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.
No dia 24, está prevista a chegada de um grupo de 20 ciclistas, vindos de França, que passará por Bragança para “ pernoitar no Colégio do Sagrado Coração de Jesus”, seguindo depois rumo a Lisboa.
A diocese irá acolher, em Mirandela, também no dia 24, um grupo de 25 jovens, que integra um programa da Companhia de Jesus (Jesuítas), o Magis, e irão “dinamizar ações sociais e de contacto com as populações”, estando a sua partida para Lisboa prevista para o dia 29.
O comunicado destaca que o maior contingente chegará, com 583 participantes, tem a chegada prevista para o dia 26.
“Pertence aos Colégios Mater Salvatoris, e vão ficar alojados nas residências do Instituto Politécnico de Bragança e da Calouste Gulbenkian, e no Colégio de Santa Clara. Devido à sua dimensão, este grupo será fraccionado”, indicam.
Os jovens irão participar em atividades de convívio e de contacto com a natureza, nos concelhos de Bragança e de Vinhais e participar “em catequeses e promover ações junto das comunidades rurais e em instituições particulares de solidariedade social (IPSS)”.
A diocese de Bragança-Miranda acolhe no dia 26 de julho, 32 jovens vindos da Polónia que ficará em Vila Flor, e seis participantes, do Brasil e Peru, que serão acolhidos no Vimioso, estando a sua participação nos Dias na Diocese centrada em “ações sociais com idosos, em IPSS” e na dinamização de “uma peregrinação e uma ação num bairro daquele concelho”.
“O segundo contingente polaco com 60 jovens chega dia 29, também ao concelho de Vila Flor, estando previstas a realização de atividades de contato direto com as populações”.
À Diocese de Bragança-Miranda vão chegar ainda dois sacerdotes, de Moçambique e da Mauritânia.
“O sacerdote da Mauritânia será o representante do seu país na JMJ Lisboa 2023 e integra o programa «Igrejas Irmãs» que permite a participação de jovens oriundos de países onde a Igreja católica é perseguida”, adianta o comunicado.
O bispo da diocese, D. Nuno Almeida, estará presente no acolhimento e em algumas atividades juvenis, estando prevista uma celebração de envio dos voluntários e membro do coro da JMJ Lisboa 2023, no dia 22, às 10h30, em Vilarinho da Castanheira.
O envio de todos os participantes da diocese, incluindo os que viveram os Dias nas Dioceses naquele território, será feito numa celebração, no domingo, dia 30, às 10h30, na Catedral, em Bragança.
LS/CB/OC