Iniciativa conjunta da diocese transmontana e da Conferência Episcopal Portuguesa
Bragança, 25 nov 2014 (Ecclesia) – A Diocese de Bragança-Miranda uniu esforços com a Conferência Episcopal Portuguesa e as Instituições Particulares de Solidariedade Social da região, para assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.
Em comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, o Serviço Diocesano da Pastoral a Pessoas com Deficiência de Bragança-Miranda destaca o caráter inédito de uma parceria que vai permitir chamar a atenção para a importância de lutar pela “inclusão da Pessoa com deficiência” e pelo seu “reconhecimento social”.
“Trata-se de um assinalável exemplo de convergência e união das instituições por uma causa comum e sinal de esperança para a mudança de mentalidades”, refere a nota.
Com o lema “E se tu… fosses eu?”, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência vai ser assinalado entre 29 de novembro e 7 de dezembro, sendo que a data central das comemorações é o dia 3 de dezembro.
Destaque, no próximo sábado, para o lançamento da 1.ª Jornada da Pastoral da Pessoa com Deficiência, que terá como título “Derrubar Barreiras, Abrir Portas”.
Nesse encontro, a partir das 9h00 no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros, vão participar o presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social, D. Jorge Ortiga, e o bispo de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, entre outros oradores.
O objetivo é “tecer um novo olhar sobre os Direitos e a Participação da Pessoa com Deficiência” e ao mesmo tempo escutar os “testemunhos de vida” de quem lida de perto com esta realidade.
Outra atividade em evidência será uma marcha com todos os agentes que trabalham com pessoas com deficiência – desde responsáveis de instituições, técnicos, familiares e amigos – e também aberta à população em geral, no dia 6 de dezembro a partir das 14h00, no Jardim de Infância da Coxa, em Bragança.
Uma forma de aproveitar o espaço público para consciencializar a sociedade para as “dificuldades que a Pessoa com deficiência ainda sofre”.
A organização espera ainda que este percurso seja o “início de uma caminhada conjunta que visa ir de encontro aos desafios contemporâneos da intervenção socioeducativa que se colocam à Pessoa com Deficiência, aos seus familiares, amigos e técnicos”.
“Todas as pessoas interessadas estão, deste modo, convidadas a participar”, complementa.
O Serviço Diocesano da Pastoral a Pessoas com Deficiência foi criado pelo bispo de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, a 19 de março de 2014, enquanto o Serviço da Pastoral a Pessoas com Deficiência, integrado na Pastoral Social da Conferência Episcopal Portuguesa, está em atividade desde novembro de 2010.
JCP