Bispo D. José Cordeiro «convoca» os jovens a participar no encontro
Bragança, 10 mai 2019 (Ecclesia) – A Diocese de Bragança-Miranda começa hoje a viver o seu Dia Diocesano da Juventude (DDJ), com o tema ‘Faça-se em mim’, na Semana de Oração pelas Vocações 2019, em Vinhais.
«O DDJ’19 quer ser, uma vez mais, uma marca de vigor, alegria e renovação na nossa amada diocese de Bragança Miranda”, realça a responsável pelo Secretariado diocesano da Pastoral Juvenil e Vocacional.
Um comunicado enviado à Agência ECCLESIA, pelo Secretariado Diocesano das Comunicações Sociais, informa que “todos os jovens” da diocese transmontana “estão convocados” para o DDJ que conta com a presença do seu bispo D. José Cordeiro.
“Caríssimos jovens, convoco-vos para o Dia Diocesano da Juventude; Cristo está vivo e quer-te vivo, contamos contigo”, disse o bispo diocesano numa mensagem à juventude de Bragança-Miranda.
A irmã Conceição Borges explica que todo o programa “foi desenhado” a pensar nos jovens e “no seu crescimento na fé, sendo protagonistas de um mundo melhor”, como convida o Papa Francisco.
Hoje, os jovens vão montar tenda no Parque Verde de Vinhais, a partir das 18h30, e depois do jantar está prevista uma “grande Vigília de oração vocacional”, pelas 21h30, no alto da Ciradelha, vai ter início no Parque Biológico e dá lugar à “Night Colors” (23h00 – Parque Verde).
Esta sábado, o acolhimento aos participantes (em grupo ou individual) começa às 09h00 à entrada da vila, na Capela de Santo António.
Do programa constam atividades culturais, desportivas e de orientação que convidam a ‘Sair do sofá’, um peddy-paper vai ajudar “a descobrir” os vários espaços de Vinhais e a manhã termina com um almoço partilhado, a partir das 12h30.
À tarde do DDJ 2019 de Bragança-Miranda vai continuar com os jovens a serem “desafiados a subir ao palco e interpretar temas musicais ligados à fé e à esperança”, no parque do antigo seminário.
O encontro termina com “dois momentos especiais”, a Eucaristia, onde vão “viver a Luz”, às 15h30, presidida por D. José Cordeiro, e o momento de “irradiar através da Luz da Fé”, com a entrega da Cruz da Juventude aos responsáveis pelo DDJ em 2020.
Os diferentes institutos de Vida Consagrada presentes na diocese vão estar presentes no ‘Espaço Vocacional’ e no da adoração, “um lugar único de oração e intimidade com o Senhor”.
A organização como “imagem de comunhão na diocese” do DDJ’19 vai usar dois #hashtags (marcadores) – #ilumina, #DDJ19vinhais – e divulga também o hino ‘Tudo, todos, sempre em missão’, o lema do Ano Missionário Especial que a Igreja Católica em Portugal está a viver, que foi composto por Fabíola Mourinho do Movimento dos Convívios Fraternos.
CB