Bragança-Miranda: D. José Cordeiro leva «turismo religioso» à terceira edição do «Smart Travel»

Bispo destaca importância da Igreja Católica estar presente e de, através da arte, do património, chamar mais pessoas a este território

Bragança, 02 dez 2016 (Ecclesia) – O bispo de Bragança-Miranda é um dos oradores em destaque no congresso internacional ‘Smart Travel’, um evento ligado ao turismo que pelo terceiro ano consecutivo decorre na região, entre hoje e amanhã.

Em entrevista à Agência ECCLESIA, D. José Cordeiro, que participa pela primeira vez nesta iniciativa, destaca a importância da Igreja Católica estar presente e de dar um “contributo positivo sobretudo através do Turismo Religioso, da arte, do património”.

“Há muitos aspetos positivos que se encontram no interior profundo, como é o caso do nordeste transmontano. Quem nos visita pela primeira vez fica encantado e é preciso que venham mais pessoas e que se ajude a um desenvolvimento integral deste território”, salientou aquele responsável.

Criado em 2014, o congresso internacional ‘Smart Travel’ pretende ser um polo de reflexão à volta do turismo ligado a “cidades e localidades de menor dimensão” ou “afastadas dos grandes centros urbanos”.

Territórios onde o turismo pode e deve assumir-se “como um dos catalisadores fundamentais para o desenvolvimento económico e, consequentemente, social de regiões como o Nordeste transmontano”, frisa a organização.

D. José Cordeiro vai dar o seu contributo esta tarde a partir das 15h15, numa mesa redonda em que terá oportunidade de falar sobre turismo religioso.

O prelado aponta este setor como uma porta essencial também para a transmissão de um “testemunho positivo e credível do Evangelho”, junto de quem visita a Diocese de Bragança-Miranda.

A edição 2016 do congresso internacional ‘Smart Travel’ conta com a presença de investigadores como Igor Calzada e Dimitrios Buhalis, duas das figuras mais proeminentes na área do chamado ‘turismo inteligente’.

Igor Calzada, da Universidade de Oxford, está a preparar “uma intervenção especial para a região de Trás-os-Montes, que tem muitas caraterísticas em comum com as suas próprias origens, o País Basco”.

Quanto a Dimitrios Buhalis, é apresentado pela organização como “uma das autoridades com maior prestígio na área dos destinos inteligentes” e “responsável do Departamento de Turismo e Hospitalidade na Universidade de Bournemouth”, em Inglaterra.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top