Bragança-Miranda: D. António Montes despede-se dos 10 anos «mais especiais» da sua vida

Bispo emérito promete ser agente do ano europeu do envelhecimento ativo

Lisboa, 01 out 2011 (Ecclesia) – D. António Montes afirma que os 10 anos em que esteve à frente da diocese de Bragança-Miranda foram “os mais especiais da minha vida”.

“Foram os 10 anos mais especiais na minha vida, em que pude contatar com as populações, sacerdotes, religiosas, movimentos laicais e prestar uma grande atenção à sociedade civil”, afirma o bispo emérito em declarações ao programa Ecclesia.

Em vésperas de deixar a diocese a que foi chamado conduzir em junho de 2001, o prelado refere que missão é a palavra apropriada para as funções episcopais.

“Na Igreja estamos ao serviço. Foi um pedido que me fizeram para assumir esta missão e fi-lo com naturalidade, boa vontade e gosto, porque uma função na Igreja tem de se fazer com gosto para que corresponda ao exercício de missão no seguimento de uma vocação”.

Para o agora bispo emérito o presente mês de outubro marca um novo ciclo na sua vida.

“Não ficarei desocupado, pois mantenho cargos na Conferência Episcopal e tenho outros projetos ligados a congregações religiosas”.

O ano de 2012 é conduzido pelo tema do envelhecimento ativo e D. António Montes espera ser um “agente ativo”.

O bispo franciscano tomou posse em outubro de 2001 tendo, ao longo dos anos em que esteve à frente da diocese, apostado na restituição aos sacramentos da dimensão de fé, invertendo a prática social existente.

“É preciso um esclarecimento e consciencialização para que a dimensão religiosa esteja em primeiro lugar”, traduz, exemplificando com a preocupação de que “as meninas na comunhão estejam muito bem vestidas”, mas denunciando um esquecimento com a “idoneidade” dos padrinhos que, diz, “são também responsáveis pela educação cristã”.

Prestes a deixar a diocese que o acolheu, D. António Montes olha com esperança o futuro e está certo que o seu sucessor, D. José Cordeiro, tem todas as qualidades para iniciar uma nova etapa na pastoral.

D. José Manuel Garcia Cordeiro vai ser ordenado este domingo, pelas 15h00, na Sé de Bragança, numa cerimónia presidida pelo cardeal-patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, e tendo como outros concelebrantes os dois bispos eméritos da diocese de Bragança-Miranda, D. António Montes Moreira e D. António Rafael.

PTE/LS

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top