Novas tecnologias ajudam a levar iniciativa até cada casa
Bragança, 12 jan 2021 (Ecclesia) – O Convento de Balsamão (Diocese Bragança-Miranda) mantém a tradição do “cantar dos Reis” em todo o mês de janeiro, este ano com recurso às novas tecnologias, por causa da pandemia.
Em declarações à Agência ECCLESIA, o padre Basileu Pires, da Congregação dos Padres Marianos da Imaculada Conceição, destaca que a iniciativa se inspira no “anúncio dos pastores” e numa “rica tradição cultural”.
“Os reis magos, ao encontrarem Jesus, voltaram para a sua terra e iam cantando o encontro desta alegria”, sublinhou este o religioso.
Este ano, devido à pandemia, a iniciativa não decorre na casa das pessoas; os religioso cantam no convento e “transmitem através das redes sociais”.
“Todos os dias gravamos uma canção e enviamos para as pessoas” e, estas, “sentem que não foram abandonadas”, sublinha este sacerdote, do Convento de Balsamão.
“Estamos a ter um bom acolhimento das pessoas”, acrescenta.
Segundo o religioso, para cantar os reis, “o melhor tempo é o seco com a geada” porque os instrumentos musicais, particularmente os de corda, “reagem melhor a esta temperatura”.
A iniciativa, começada em 1995, tem raízes solidárias e, “além de anunciar o nascimento” de Jesus, pretende angariar fundos para as obras da reconstrução da Igreja de Balsamão.
“Desejo um bom ano 2021, na esperança de que Jesus Menino é Deus connosco e, nesta situação difícil em que nos encontramos, é nossa consolação e alegria”, conclui o padre Basileu Pires.
LFS/OC