Bragança, 06 set 2017 (Ecclesia) – O Conservatório de Música e Dança Bragança promove o Ciclo de Música Sacra, para quem nas paróquias está ligado à música litúrgica ou pretende iniciar uma formação específica, entre hoje e 10 de setembro.
“Persiste a necessidade de uma formação permanente nesta área de estudo e este ciclo pretende colmatar algumas dessas lacunas através de disciplinas práticas e teóricas sob a observação de docentes preparados e dispostos a ajudar os alunos independentemente da sua formação musical”, explica um comunicado enviado pelo Secretariado da Liturgia de Bragança-Miranda à Agência ECCLESIA.
O Conservatório de Música e Dança Bragança espera a participação ativa dos elementos corais, diretores de coro e organistas e de quem pretende “iniciar uma formação específica” em música sacra.
Hoje, o reitor da igreja da Lapa (Porto) e mestre-capela da Sé do Porto, o cónego António Ferreira dos Santos, vai apresentar uma conferência na cerimónia de abertura, pelas 18h00, no Seminário de São José, em Bragança.
Destaca-se também a colaboração na Direção Coral do diretor da Pós-Graduação em Música Sacra, da Escola das Artes, da Universidade Católica Portuguesa – Porto, Pedro Monteiro; no Canto Gregoriano a presença do ex-diretor do Serviço de Música do Santuário de Fátima, Alberto Medina de Seiça.
No programa do quinto Ciclo de Música Sacra de Bragança consta ainda uma apresentação pública das diversas classes e a formação termina com uma Eucaristia no dia 10 de setembro.
CB