Conferência Episcopal, arcebispo de Braga e bispo de Viseu destacam qualidades pastorais do novo bispo de Bragança-Miranda
Lisboa, 19 mai 2023 (Ecclesia) – A Conferencia Episcopal Portuguesa congratulou-se hoje com a nomeação de D. Nuno Almeida para bispo da diocese de Bragança-Miranda, desejando-lhe um “fecundo ministério pastoral junto do Povo de Deus desta Diocese”.
“Desde a sua ordenação episcopal a 31 de janeiro de 2016, D. Nuno Almeida tem participado ativamente na Conferência Episcopal, nomeadamente como Vogal da Comissão Episcopal do Laicado e Família e da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios de 2016 a 2023, e a partir de agora como Presidente da Comissão Episcopal do Laicado e Família”, nota o comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.
A CEP deseja que D. Nuno Almeida “exerça o ministério em dinamismo sinodal, evangelizador e missionário na Diocese de Bragança-Miranda”.
O Papa Francisco nomeou hoje D. Nuno Almeida, atual bispo auxiliar de Braga, como novo bispo da diocese de Bragança-Miranda que se encontrava em sede vacante desde fevereiro de 2022.
Para o arcebispo de Braga, D. Nuno Almeida destaca-se pelo seu serviço “ao Evangelho” com “dedicado entusiasmo” e o “caminho sinodal samaritano”, que realizou desde 2016 na arquidiocese de Braga.
“Desde 2016 como Bispo Auxiliar em Braga serviu com dedicado entusiasmo o Evangelho no caminho sinodal samaritano. Por isso, com D. Delfim Esteves, com D. Jorge Ortiga, com o Presbitério e com o Povo de Deus agradeço ao Senhor o dom da sua vida e missão na partilha leal da comunhão eclesial. Muito obrigado, estimado D. Nuno!”, escreveu o arcebispo de Braga numa mensagem publicado no sitio da internet da arquidiocese.
“Após um tempo dilatado de sede vacante com duplicada Quaresma/Páscoa, acolhe agora o dom da graça de um novo Pastor em aleluia pascal”, sublinha D. José Cordeiro, anterior bispo da diocese de Trás-os-Montes.
O arcebispo de Braga manifesta a sua alegria pela comemoração dos 478 anos da criação da diocese de Bragança-Miranda, une-se na “gratidão e na esperança” e exprime que a “sinodalidade da nova e esperançosa missão evangelizadora” possa acompanhar a diocese de Trás-os-Montes.
O novo responsável da diocese de Trás-os-Montes é natural da diocese de Viseu e D. António Luciano quis desejar “as maiores felicidades na condução do povo de Deus que agora lhe é confiado”.
“O Bispo da Diocese de Viseu, com o seu presbitério, religiosos e religiosas, consagrados e consagradas, leigos e outras pessoas de boa vontade desta Igreja particular, congratulam-se com a nomeação, pelo Papa Francisco, de D. Nuno Manuel dos Santos Almeida, para Bispo da Diocese de Bragança-Miranda”, pode ler-se numa nota enviada hoje à Agência ECCLESIA.
D. António Luciano recorda a pertença de D. Nuno Almeida ao “presbitério de Viseu, onde exerceu um fecundo ministério sacerdotal em várias frentes pastorais”, e manifesta a sua “união ao ministério” nesta nova missão.
LS/PR