Bragança-Miranda: Capuchinhos promoveram Missão Evangelizadora Itinerante por montes e planaltos transmontanos

Dezenas de missionários e três carrinhas percorreram várias localidades, levando mensagem do Evangelho e evocando ensinamentos de São Francisco de Assis

Argozelo, 05 ago 2025 (Ecclesia) – A Fraternidade Itinerante de Presença e Apostolado (FIPA) dos Capuhinhos promoveu, de 27 de julho a 3 de agosto, uma Missão Evangelizadora Itinerante (MEI) na Diocese de Bragança-Miranda, que mobilizou dezenas de pessoas.

“Nos primeiros dias, foram 26 os missionários que, distribuídos por três carrinhas, percorreram montes e planaltos transmontanos para anunciarem o nome de Jesus. Desde quinta-feira, dia 31, o número de missionários/as subiu para mais de três dezenas, tendo a mais nova apenas 7 meses e a mais velha 73 anos”, refere uma nota enviada hoje à Agência ECCLESIA.

Além dos membros da FIPA, frei Hermenegildo Sarmento, frei John Naheten e frei Hermano Filipe, a iniciativa contou com a irmãoAntónio José, postulante capuchinho, da Fraternidade do Amial.

“Tocou-lhes acolher, juntamente com a família do diácono António Rebelo, os muitos leigos vindos, sobretudo, da Comunidade Cristã de Santo António, em Barcelos”, precisa o comunicado.

“Para mim, toda esta experiencia está ainda a ser processada… cheguei aqui de paraquedas sem saber bem para onde e para o que vinha, mas quando dei por mim já estava a sentir-me parte do grupo”, relata Mariana Carvalho, num testemunho divulgado pelos religiosos.

Em Vimioso, sede de concelho, acompanhados do pároco, padre Manuel Rufino, os missionários dividiram-se em grupos para visitar a Unidade de Cuidados Continuados, o Lar da Santa Casa da Misericórdia e o ATL.

A presença incluiu três tendas na praça entre a Igreja Matriz e os Paços do Concelho: “a Tenda do Encontro, um espaço onde se encontrava um sacerdote para atender em Confissão, a Tenda da Palavra, um acolhedor espaço de oração, e a Tenda da Criação, com atividades para a divulgação da Encíclica ‘Laudato Si’, do Papa Francisco, e o Cântico das Criaturas, de São Francisco de Assis”.

Já em Macedo de Cavaleiros, as tendas foram instaladas no Jardim 1º de Maio, onde decorreu o encontro com “adolescentes acompanhadas pelas Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado e dezenas de crianças para participarem nas atividades programadas”.

Segundo o comunicado, vários elementos do grupo estiveram na distribuir a pagela com o Cântico das Criaturas, de São Francisco de Assis.

A terceira paragem da missão foi Miranda do Douro, onde o grupo foi visitar os utentes do Lar da Misericórdia e da Unidade de Cuidados Continuados, antes de passar pelas ruas para “falar de Jesus e do Cântico das Criaturas”.

Um grupo menor passou uma hora com Maria de Lurdes, sobrevivente de doença oncológica.

Já em Bragança, as atividades realizaram-no claustro do antigo mosteiro, que partilha as instalações com o Centro Cultural e o Conservatório de Música da cidade.

“Durante esta semana, marcou-me a missão da oração, o poder proporcionar um espaço de silêncio e oração às pessoas que vinham ter connosco. No nosso dia a dia é, não raras vezes, difícil encontrar tempo para rezar verdadeiramente. Ouvir o quanto aquele espaço e tempo foi importante para as pessoas, fez tudo valer a pena”, refere Inês Ribeiro.

Depois da Missão em Mogadouro, o grupo fez uma peregrinação a pé ao Santuário de São Bartolomeu.

“Durante esta semana vivemos verdadeiramente em comunidade, pondo o outro acima de nós. Viemos sem saber se conseguiríamos fazer alguma mudança na vida das pessoas que conhecemos, mas descobrimos que bastava ter os ouvidos abertos para escutar”, avalia Mariana Lourenço.

O final da iniciativa decorreu na Catedral de Bragança, a convite do bispo diocesano, D. Nuno Almeida.

Desde 12 de novembro de 2023, a Fraternidade Itinerante de Presença e Apostolado, da Província Portuguesa da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, é uma presença na Paróquia de Argozelo, no concelho de Vimioso, Diocese de Bragança-Miranda.

OC

Bragança-Miranda: Franciscanos Capuchinhos dinamizam Missão Evangelizadora Itinerante

«Tempo da Criação»: Três frades Capuchinhos e uma autocaravana em viagem pelas 321 paróquias da Diocese de Bragança-Miranda

 

Partilhar:
Scroll to Top