Bragança, 29 nov 2012 (Ecclesia) – O bispo de Bragança-Miranda realçou o bom relacionamento da diocese com o município de Vinhais no que se refere ao património religioso do concelho.
D. José Cordeiro, que este domingo termina a visita pastoral ao concelho transmontano, foi recebido a 21 de novembro nos Paços do Conselho, tendo destacado o entendimento entre as instituições católicas da diocese e a autarquia, revela a última edição do semanário regional “Mensageiro de Bragança”.
“Sei que recuperámos dezenas de igrejas e estamos a fazer um levantamento das obras que levámos a efeito nas diversas igrejas do concelho”, referiu o presidente da Câmara Municipal, Américo Pereira, acrescentando que a edilidade pretende editar uma publicação sobre os trabalhos de restauro.
A requalificação das igrejas resulta do reconhecimento de que constituem um importante elemento de património arquitetónico e cultural, sublinhou o autarca.
D. José Cordeiro visitou na sede de concelho a GNR, a Santa Casa da Misericórdia, o Museu de Arte Sacra, o antigo Seminário, onde iniciou os seus estudos, e a igreja de São Facundo, uma das mais emblemáticas da região.
A igreja constituiu o motivo de uma porcelana pintada à mão oferecida ao bispo pelos funcionários da câmara municipal.
Américo Pereira realçou que o concelho de Vinhais é dotado de seis lares para a Terceira Idade e estão em funcionamento ou em fase de implementação seis serviços de apoio domiciliário, dado que, no seu entender, os idosos devem poder manter-se em suas casas e só em caso de grande necessidade recorrerem a instituições de acolhimento.
MDB/RJM