Bragança-Miranda: Bispo quer evangelizadores preparados para uma sociedade em «mudança»

Novo plano pastoral privilegia a formação bíblica das comunidades

Bragança, 24 set 2014 (Ecclesia) – O bispo de Bragança-Miranda desafia o clero e as comunidades diocesanas a fazerem do novo ano pastoral uma oportunidade para aprofundarem a escuta e o testemunho da Palavra de Deus.

Na carta pastoral 2014-2015, enviada hoje à Agência ECCLESIA, D. José Cordeiro realça “a urgência” de haver “quem reconte a Verdade na Verdade”, numa altura em que a sociedade enfrenta “não só uma época de mudanças mas uma mudança de época”.

O prelado dá como exemplo situações como a proliferação do “relativismo, dos fundamentalismos, do pluralismo religioso, da indiferença” e de “uma crescente religiosidade imatura e supersticiosa”.

“Vivemos num tempo de situações novas (…) Todavia, às vezes preferimos viver do passado e não encarar profeticamente o futuro. Os tempos são difíceis, mas desafiam-nos ao Evangelho da Esperança”, frisa o bispo de Bragança-Miranda.

Intitulada “Ano da Bíblia – Confio-vos a Deus e à Palavra”, a carta pastoral vai ser apresentada ao clero diocesano esta sexta-feira durante uma assembleia geral que decorrerá no Santuário de Cerejais, em Alfândega da Fé, a partir das 10h30.

O bispo recorda que “cada pessoa tem o direito de ser evangelizada. A esse direito corresponde um dever de evangelizar”, de participar na “missão” da Igreja.

A este propósito, D. José Cordeiro cita ainda o número 40 da encíclica do Papa “A Alegria do Evangelho”, em que Francisco refere que “A Igreja, que é discípula missionária, tem necessidade de crescer na sua interpretação da Palavra revelada e na sua compreensão da verdade”.

“Para tal exige-se tempo, estudo, oração, contemplação”, reconhece o responsável católico, que por isso deixa 11 propostas para o aprofundamento da Palavra de Deus, ao longo do ano, em comunidade e com o apoio do clero ou dos vários organismos diocesanos.

A criação da “Hora da Bíblia” ou da “Bíblia para todos” em todas as instituições particulares de solidariedade social da região, a promoção de “semanas bíblicas” em todas as unidades pastorais e a criação de tempos propícios à “formação bíblica, litúrgica e técnica de leitores da Palavra” são algumas das sugestões apresentadas.

O “projeto pastoral” da Diocese de Bragança-Miranda “une-se igualmente ao Ano da Vida Consagrada”, que o Papa Francisco convocou para 2015.

“Aos consagrados pede-se que vivam e testemunhem mais o carisma recebido à luz da santidade da Palavra de Deus, que as ocupações das estruturas dos seus institutos de vida consagrada”, salienta D. José Cordeiro.

O próximo ano na Diocese de Bragança-Miranda vai ser marcado também pelo acolhimento à imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, de 12 a 26 de julho, no âmbito da celebração do centenário das aparições em 2017.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top