D. José Cordeiro destaca «responsabilidade cívica» das comunidades católicas
Bragança, 12 nov 2020 (Ecclesia) – O bispo da Diocese de Bragança-Miranda publicou hoje um decreto relativo ao novo estado de emergência, determinando a suspensão das “celebrações litúrgicas comunitárias e outras atividades pastorais nos concelhos abrangidos, nas tardes de 14-15 e 21-22 de novembro.
“Esta é mais uma prova na peregrinação da nossa fé, esperança e caridade e da nossa responsabilidade cívica”, refere D. José Cordeiro, num documento enviado hoje à Agência ECCLESIA.
O Decreto aplica-se aos 5 concelhos do distrito de Bragança que constam da lista das autoridades governamentais com altos níveis de contágios da Covid-19: Alfândega da Fé, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Mogadouro e Vila Flor.
Secretariado das Comunicações Sociais da Diocese de Bragança-Miranda assinala, no entanto, que “são esperados outros desenvolvimentos, mesmo até em relação à listagem dos concelhos”.
Nos sábados 14 e 21 de novembro e nos domingos 15 e 22 de novembro, das 13h00 às 05h00, está interdita a circulação na via pública nos concelhos que constam da lista das autoridades governamentais.
D. José Cordeiro recomenda que todos os que, “por justa causa, não puderem participar na Eucaristia ao Domingo de manhã”, participem na Eucaristia noutro dia da semana, incluindo como alternativa o sábado de manhã, e “consagrem um tempo conveniente à oração pessoal ou em família”.
O estado de emergência está em vigor até às 23h59 do dia 23 de novembro.
OC
Conferência Episcopal: Proibição de circulação causa «muitas dificuldades», mas é «compreensível»