D. José Cordeiro destaca que o seminário é «um dos bens mais preciosos» para a Igreja local
Bragança, 22 out 2020 (Ecclesia) – O bispo de Bragança-Miranda apelou à ajuda das comunidades católicas da diocese para a formação dos futuros padres, no contexto da Semana dos Seminários, que a Igreja Católica em Portugal vai viver de 1 a 8 de novembro.
“O Seminário de S. José de Bragança continua a ser uma escola viva do Evangelho da Vocação. Lembramos que a formação dos futuros Padres depende da oração e generosidade das comunidades da Diocese! Sejamos bons na oração e na esmola”, escreve D. José Cordeiro, numa mensagem enviada à Agência ECCLESIA.
O responsável católico assinala que o seminário é para a Igreja local “um dos bens mais preciosos”, a tal ponto de ser chamado “o coração da diocese”, porque a renovação do presbitério “é determinante”.
Para além do Seminário diocesano de S. José, em Bragança, a diocese transmontana tem também seminaristas no Seminário Maior Interdiocesano de S. José, em Braga.
“Que S. José, ‘Servo fiel, humilde e silencioso’, Homem justo e prudente, ‘Patriarca do silêncio e do trabalho’, continue a cuidar dos nossos seminaristas e de todos os seus educadores”, pede D. José Cordeiro, em mensagem divulgada pelo Secretariado das Comunicações Sociais da Diocese de Bragança-Miranda.
A Semana dos Seminários de 2020 tem como fonte de inspiração uma passagem do Evangelho segundo São Marcos: ‘Jesus chamou os que queria e foram ter com Ele’ (Mc. 3,13).
A Comissão Episcopal Vocações e Ministérios, da Igreja Católica em Portugal, já publicou os subsídios para a Semana dos Seminários 2020 que incluem um guião, sugestões de catequeses e aulas da disciplina de EMRC – Educação Moral e Religiosa Católica, uma oração, o hino e um cartaz e este ano foram preparados pelos formadores das dioceses do Algarve, Beja e Évora.
CB/OC