Bragança-Miranda: Bispo destaca mensagem de «graça e paz» de Fátima

Imagem peregrina na diocese entre 12 e 26 de julho

Bragança, 11 jul 2015 (Ecclesia) – O bispo de Bragança-Miranda convocou a comunidade católica para acolher a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima que está na diocese transmontana entre este domingo e 26 de julho

“Em Fátima confirma-se o Evangelho da Misericórdia, a Palavra que muda o mundo, a começar pela conversão pessoal, pastoral e missionária, como nos convoca tão vivamente o Papa Francisco”, explica D. José Cordeiro, na nota pastoral ‘Senhora da Palavra e do olhar mais brilhante’

No documento enviado à Agência ECCLESIA, o bispo informa que a “Senhora” vai peregrinar pelos quatro arciprestados e vai às 12 sedes de concelho, fazendo dele próprio um “peregrino durante 15 dias”, uma oportunidade para ir “realizando uma segunda visita pastoral à diocese”.

A imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima vai ser acolhida este domingo no Santuário do Imaculado Coração de Maria, em Cerejais, onde “há mais de 50 anos se faz memória da terceira aparição em Fátima”, explica o prelado.

A celebração de despedida da imagem é na Catedral, “a igreja mãe da diocese”, a 26 de julho.

Por sua vez o vigário episcopal para a Ação Pastoral convida as comunidades “por onde a imagem, apenas, passa” a sair à rua e “aclamar com o coração nossa Senhora”.

A visita da imagem peregrina de Senhora de Fátima à Diocese de Bragança-Miranda termina no dia 26 de julho e o padre José Bento Soares apela a sua passagem à Diocese de Lamego como comunidade eclesial – bispo; padres; consagrados e todos os cristãos.

“Que cada um se comprometa a estar presente. Nessa tarde, às 15h00, na barragem do Pocinho queremos ter todas as cruzes e estandartes da nossa diocese”, mobilizou.

Esta é uma iniciativa nacional, no contexto do centenário das aparições de Fátima, em 2017.

O bispo diocesano relembra que Bragança é, “por tradição”, uma das cidades “mais marianas de Portugal” e que foi um príncipe da Dinastia de Bragança que promoveu a proclamação de Nossa Senhora como padroeira de Portugal, em 1646.

“Desde 1856 que Nossa Senhora é padroeira de Bragança, sob a invocação de Senhora das Graças”, acrescentou.

Na nota pastoral, enviada pelo Secretariado das Comunicações Sociais da Diocese de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro assinala que permanece “bem viva” na memória de muitos fiéis da diocese a “visita marcante da Virgem peregrina”, de 1 a 17 de junho de 1949.

O bispo confiou ainda a Nossa Senhora de Fátima “a alegria da paz para o mundo e para a Igreja”, em especial a unidade e a paz na Igreja de Bragança-Miranda, “para ser uma comunidade de comunidades” e recorda todas as pessoas, organizações e entidades civis, públicas, religiosas e culturais nos seus pedidos.

“A todos exortamos a acolherem a Virgem Peregrina de Fátima como a imagem da ‘Igreja em saída’, que vai ao encontro dos seus filhos e filhas em todas as periferias, para lhes levar o anúncio de Jesus Cristo como o único Salvador”, recorda a recente nota pastoral dos bispos portugueses sobre a peregrinação da imagem a todas as Dioceses de Portugal.

CB/OC

 

Partilhar:
Scroll to Top