D. Nuno Almeida presidiu à Jornada Diocesana da Juventude
Bragança, 28 nov 2023 (Ecclesia) O bispo de Bragança-Miranda presidiu este sábado à Eucaristia da Jornada Diocesana da Juventude, na Igreja Matriz de Vila Flor, assinalando a importância da presença de grupos de jovens em cada paróquia ou unidade pastoral.
“É esta a grande prioridade da Pastoral Juvenil: a multiplicação de grupos de jovens. Grupos mais ou menos estruturados, que ofereçam a oportunidade de reforçar competências sociais e relacionadas num contexto em que não se avalia nem se julga a pessoa”, afirmou D. Nuno Almeida, numa intervenção divulgada online pela diocese.
O responsável desafiou à criação de grupos de jovens “mais inclusivos, onde haja lugar para todo o tipo de jovens”, para que esta seja uma “Igreja de portas abertas”.
Vila Flor foi o lugar eleito para a diocese de Bragança-Miranda celebrar a Jornada Diocesana da Juventude, no âmbito do 38.º Dia Mundial da Juventude, celebrado a nível diocesano na solenidade de Cristo-Rei.
Durante os dias 24 e 25 de novembro, os jovens participaram em diversas atividades, nomeadamente um concerto e um momento de missão com idosos das respostas sociais da Santa Misericórdia, assim como várias experiências culturais pela vila.
O bispo recordou as palavras do Papa durante a edição internacional da Jornada Mundial da Juventude, em Lisba, em que apelou aos jovens “Não temais, não temais! Coragem, não tenhais medo!”.
Ainda na celebração, D. Nuno Almeida falou que é necessário repensar a Pastoral Juvenil para que seja realmente sinodal e vocacional, em que cada jovem se sinta “chamada pelo nome”.
“Qualquer plano de pastoral juvenil deve incorporar claramente meios e recursos variados para ajudar os jovens a crescerem na fraternidade, a viverem como irmãos, a ajudarem-se mutuamente, a criarem comunidade, a servirem os outros, a estarem perto dos pobres”, apontou.
LJ/OC