Bragança, 20 de set 2013 (Ecclesia) – A peregrinação de Bragança-Miranda a Santiago de Compostela, Espanha, vai terminar este sábado na catedral local, com uma missa presidida por D. José Cordeiro, bispo da diocese portuguesa.
“Ir a Santiago, em peregrinação, é o caminhar pela vida, levando o essencial, como aquilo que constitui a bagagem de cada peregrino e, sobretudo alimentar a sua fé, sabendo que a vida humana é uma viagem, é uma peregrinação”, assinalou D. José Cordeiro.
A peregrinação “é a metáfora da vida do homem e da vida do cristão em especial”, acrescentou o prelado.
Neste momento, seguem em peregrinação vários grupos, onde se inclui o bispo diocesano, de bicicleta, a pé, autocarro e mesmo de avião até “um dos maiores centros católicos do mundo, imbuídos de fé e partilhando o espírito do apóstolo São Tiago”, revela a diocese num comunicado recebido hoje pela Agência ECCLESIA.
O programa para este sábado começa às 11h00 locais (menos 1 hora em Portugal), em Santiago de Compostela, com a receção de D. Julián Barrio, arcebispo desta arquidiocese espanhola, a D. José Cordeiro.
Às 12h00 vai ser celebrada a eucaristia do peregrino, onde são esperadas cerca de 600 pessoas de todas as unidades pastorais da diocese transmontana.
A peregrinação diocesana começou em junho com um grupo de cinco cavaleiros que partiu da Catedral de Bragança, e continuou, em julho, com duas etapas pedestres.
CB/OC