Bragança-Miranda: Administrador diocesano nomeia delegados para o clero e ação pastoral

Bragança, 02 Mar 2022 (Ecclesia) – O administrador da Diocese de Bragança-Miranda, monsenhor Adelino Fernando Paes, nomeou dois sacerdotes para o auxílio do governo diocesano durante o período de “sede vacante”.

Considerando que “o clero é fundamental e indispensável no governo e revitalização da diocese em caminho sinodal”, monsenhor Adelino Paes nomeou o padre Delfim Jorge Esteves Gomes para o “tão necessário como imprescindível acompanhamento e atenção permanente às necessidades e urgências do presbitério”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA

O sacerdote é vice-presidente do Instituto Diocesano do Clero e exerceu as funções de Vigário Episcopal para o Clero durante o múnus episcopal de D. José Cordeiro na Diocese de Bragança-Miranda.

O padre Delfim Jorge Esteves Gomes vai ter como funções “a organização/acompanhamento de retiros, encontros, convivências e outros eventos que digam respeito ao Clero; a atenção às necessidades do presbitério em geral, e de cada sacerdote, especialmente em situações que requeiram presença, ajuda ou maior cuidado; dar sequência a outros assuntos remetidos pelo Administrador Diocesano (AD); e representar o presbitério e o AD em atos civis”, refere a nota.

Para a ação pastoral que vem sendo incrementada nas 18 Unidades Pastorais, em torno dos 4 Arciprestados, o administrador diocesano entendeu nomear o padre José Manuel Bento Soares, até aqui Vigário Episcopal para a Ação Pastoral e Diaconia da Caridade, “a fim de coordenar e incrementar quanto concerne ao projeto e plano pastoral na Diocese”.

O sacerdote vai acompanhar as diversas estruturas pastorais da diocese, velar pela execução do Plano Pastoral em curso, e preparar, conforme o projeto pastoral em vigor, o plano pastoral para o novo ano litúrgico-pastoral.

Recorde-se que a Diocese de Bragança-Miranda se encontra em “sede vacante” e sob a administração do monsenhor Adelino Fernando Paes, desde 14 de fevereiro de 2022.

Os agora nomeados, tal como o administrador diocesano, cessam funções no dia da posse do novo Bispo eleito de Bragança-Miranda.

LFS

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top