Bragança: Jovens alemãs levam espírito de Taizé à região

Três voluntárias vão dinamizar estudantes e também utentes de uma instituição de solidariedade social

Bragança, 01 out 2014 (Ecclesia) – Três jovens alemãs ligadas à Comunidade Ecuménica de Taizé vão estar durante este mês de outubro em missão na região de Bragança.

Segundo informações avançadas hoje à Agência ECCLESIA pelo capelão do Instituto Politécnico de Bragança, as voluntárias vão dividir os seus dias, a partir desta quinta-feira, pelo contacto com estudantes e o serviço aos utentes do “Centro Social e Paroquial de Santo Condestável”, entre “outras iniciativas”.

O padre Fernando Rodrigues adianta que as jovens vão “reunir com alunos das escolas do IPB e de escolas secundárias do distrito, para apresentar a comunidade de Taizé e motivar à participação em encontros nessa comunidade”.

Todo este processo resultou da colaboração entre os responsáveis de Taizé, o IPB, a sua capelania e o Secretariado Diocesano de Pastoral Juvenil.

Esta “pequena fraternidade provisória” procurará ainda entusiasmar a população estudantil e as pessoas em geral à oração, de caráter ecuménico.

De acordo com o sacerdote, num universo global de 7000 alunos, o IPB conta atualmente com cerca de 900 estudantes estrangeiros, provenientes das mais diversas “latitudes culturais e religiosas”.

A instituição preparou “um espaço despido de símbolos religiosos mas onde todos os crentes podem fazer as suas orações, em horário a combinar entre as diferentes comunidades religiosas”.

Todo este processo resultou da colaboração entre o IPB, a sua capelania e o Secretariado Diocesano de Pastoral Juvenil.

Nos últimos meses, foram vários os jovens ligados a Taizé que participaram em projetos missionários deste género, distribuídos por vários países da Europa, sendo que em Portugal esteve recentemente uma “fraternidade provisória” no Porto.

Esta foi a forma que a Comunidade Ecuménica sedeada em França encontrou para preparar um “grande encontro” de Taizé entre 9 e 16 de agosto de 2015, que será subordinado ao tema “Por uma nova solidariedade”.

Antes de participarem no evento, jovens de todo o mundo estão a ter a oportunidade de aprofundar esta questão no terreno, junto de pequenas localidades ou aldeias, através do trabalho pastoral e social, do contacto com pessoas desfavorecidas ou em situação de sofrimento, da oração e do diálogo com outros jovens.

O encontro internacional sobre a “solidariedade” em 2015 está inserido no programa que a Comunidade Ecuménica de Taizé desenvolveu para assinalar 75 anos de atividade e o centenário do nascimento do seu fundador, o irmão Roger.

No dia 16 de agosto de 2015 vai ser ainda recordado o 10.º aniversário da morte do irmão Roger.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top